Audiência debate problemas ambientais em terra indígena Pitaguary
Foto: Cintya Paula\Site da Prefeitura de Maracanaú
Texto: Divulgação

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta terça-feira (09/05), audiência pública para tratar da situação dos problemas ambientais na terra indígena Pitaguary. O debate atende solicitação do deputado Renato Roseno (Psol) e será realizado no território indígena, localizado em Maracanaú, a partir das 14h.
O território indígena Pitaguary, segundo o parlamentar, abrange os municípios de Pacatuba, Maranguape e Maracanaú, sendo constituído por seis aldeias. As terras foram reconhecidas no dia 3 de julho de 2000, por meio do relatório oficial da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
O deputado explicou que existem interferências do crescimento urbano no entorno das comunidades indígenas, além de ausência de políticas e projetos que possam dialogar com a comunidade.
A poluição causada por indústrias de tecidos que atuam na região também foi lembrada por Renato Roseno. “Famílias relatam que retalhos de tecidos e das espumas de poliuretano acumulados muitas vezes são descartados na natureza. Algumas vezes chegam a queimar o material, causando problemas respiratórios nos moradores da região”, assinalou.
Diante desse quatro, de acordo com o parlamentar, existe a necessidade de debater o assunto e os demais problemas ocorridos devido à falta de políticas públicas nos territórios indígenas.
Além de deputados, vereadores e povos indígenas, foram convidados para o debate representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano de Maracanaú, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Indígenas de Maracanaú, Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará e demais órgãos ligados a causas ambientais.
Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br