Assembleia Legislativa comemora os 15 anos do Samu

Sessão solene em comemoração aos 15 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) – Foto: Junior Pio
A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) comemorou, na manhã desta sexta-feira (01/09), no Plenário 13 de Maio, os 15 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A solenidade atendeu solicitação dos deputados Fernando Santana (PT) e Guilherme Landim (PDT).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é de grande importância e representa 100% do território cearense, lembrou Fernando Santana. “Quero hoje parabenizar os recepcionistas, profissionais de saúde, atendentes e todos que fazem o Samu e auxiliam esse serviço que já salvou milhares de vidas. Sintam-se homenageados e reconhecidos pela Casa do Povo Cearense que defende a ampliação e valorização desse serviço”, assinalou.
O deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) apontou a necessidade de valorizar e investir, continuamente, nas categorias que fazem parte dos serviços de atendimentos móveis de urgência que salvam vidas diariamente. “Esses profissionais têm uma missão com a sociedade. Deixam seus familiares para atender as pessoas e se preocupam, primeiramente, com os pacientes traduzindo imensos atos de amor e carinho com o próximo”, disse.
%20.jpg)
/ Foto: Junior Pio
O superintendente do Samu Ceará, Francisco Nilson Maciel, assinalou que atualmente, o Samu se orgulha de estar presente em 183 municípios cearenses, com exceção da Capital onde o serviço é municipalizado. “As atividades, quando começaram em 2008, atendiam 14 municípios. Fomos crescendo e hoje possuímos a maior cobertura territorial do Brasil”, assinalou.
Francisco Nilson também lembrou que, durante a pandemia, o Samu foi essencial nos atendimentos de emergência, sempre trabalhando com eficiência e rapidez. “Além dos atendimentos, o Samu trabalha com a conscientização e com parceiros que fortalecem as nossas atividades”, ressaltou.
O representante do Governo do Estado, Luiz Otávio Sobreira, salientou que o Samu oferece uma resposta rápida e coordenada nos casos de emergência e urgência. “São profissionais que trabalham incansavelmente para que todos da população tenham acesso aos serviços de urgência. Com 15 anos de atividade, o Samu Ceará já soma mais de 600 mil ocorrências e é prioridade do Governo que investimentos permaneçam auxiliando para o crescimento desse importante órgão”, pontuou.
O evento contou com a apresentação do projeto Samuzinho, que orienta as crianças sobre os primeiros passos dos primeiros socorros e de como agir em situações de emergências.
Foram homenageados durante a solenidade, representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; Secretaria de Saúde do Ceará; gerentes regionais dos municípios de Sobral e Juazeiro do Norte; representantes do Samu dos municípios de Quixadá e Quixeramobim, além de médicos, técnicos e enfermeiros socorristas.
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br