Policiais e guardas municipais participam do Curso de Aperfeiçoamento de Ações Policiais Operacionais Urbanas – Turma VI da Aesp/CE
exto e fotos: Ascom Aesp
Além de policiais civis e militares, a qualificação também conta com guardas municipais das cidades de de Acaraú, Aquiraz, Canindé, Crateús, Fortaleza e São Gonçalo do Amarante
Na tarde desta sexta-feira (4), profissionais de segurança das Polícias Civil e Militar e das Guardas Municipais das cidades de Acaraú, Aquiraz, Canindé, Crateús, Fortaleza e São Gonçalo do Amarante participaram da disciplina de abordagem do Curso de Aperfeiçoamento de Ações Policiais Operacionais Urbanas – Turma VI. A qualificação, promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE), possui carga horária de 50 horas/aula e simboliza as ações integradas entre Estado e municípios em prol do fortalecimento da segurança pública.
O objetivo do curso é promover a atualização sobre técnicas de abordagem e condutas de patrulhamento urbano, com a utilização correta dos mecanismos de comunicação e a aplicação de noções básicas de atendimento pré-hospitalar e de tiro policial defensivo.
De acordo com o instrutor da Aesp/CE, oficial investigador de polícia lotado na Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Fábio Lopes, “a disciplina de hoje é a técnica em abordagem policial, que é muito importante para garantir a segurança nas ruas, tanto dos policiais quanto do próprio abordado. Nesta sexta-feira, é o segundo dia de instrução: pela manhã foi repassada a parte teórica e, à tarde, a parte prática, que visa simular uma situação real de abordagem”, explicou.

Além da disciplina citada pelo instrutor, o curso também contempla outras, como: apresentação das diretrizes do combate velado; planejamento e execução das técnicas de disparo com arma de fogo; simulações de práticas integradas; e apresentação e execução das técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar Tático.
Um dos alunos é o inspetor Távora, da Guarda Municipal de Fortaleza. Ele comentou sobre a satisfação em participar da qualificação ao lado de outros profissionais de segurança. “É um curso muito bom. Enquanto agente de segurança pública, é importante ter o conhecimento repassado sobre abordagem, aspectos jurídicos e outras situações com as quais podemos nos deparar no desempenho de nossas atividades nas ruas. Então, é uma satisfação muito grande comparecer, participar e adquirir esse conhecimento transmitido pelos integrantes da Academia Estadual de Segurança Pública”, disse.

Já o guarda municipal Malbério, da cidade de Canindé, destacou a importância da representatividade dos municípios. “A representatividade de outros municípios é muito importante, em especial para Canindé, porque levarei conhecimentos que serão repassados aos colegas que, neste momento, não puderam estar presentes”, comentou.

Outro profissional de segurança do interior do Estado que participa do curso é o guarda civil municipal Jaime Lima. Ele elogiou a iniciativa da Aesp/CE de abrir as portas para outras forças de segurança. “É um prazer enorme estar aqui, pois a Aesp abriu as portas para que as guardas municipais participem, de forma integrada, com as demais forças, e para que possamos também ser multiplicadores desse conhecimento”, finalizou.

Fonte: Governo do estado do Ceara