Solenidade ressalta importância do trabalho realizado pela Rede Sarah no Ceará
Por Ariadne Sousa

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta segunda-feira (20/10), sessão solene em reconhecimento à atuação do Centro de Neurorreabilitação da Rede Sarah em Fortaleza. A cerimônia destacou as contribuições da entidade, sediada no bairro Passaré, para o tratamento de pacientes com lesão medular e lesão cerebral.
Na ocasião, o deputado Heitor Férrer (União), requerente da cerimônia, apontou que o encontro é também uma celebração dos 24 anos do Centro de Neurorreabilitação em Fortaleza, inaugurado em 20 de setembro de 2001. “O Centro é um marco de humanidade, ciência e solidariedade que transformou a vida de incontáveis cearenses”, disse.
Para o parlamentar, a unidade se destaca pela qualidade e comprometimento dos seus colaboradores. “Ao longo de mais de duas décadas, o Sarah Fortaleza consolidou-se como um símbolo de reabilitação e inclusão, fiel à filosofia da rede Sarah: cuidar do ser humano em sua totalidade, corpo, mente e esperança. No Sarah, cada paciente é visto não como um caso clínico, mas como uma pessoa com história, sonhos e direito a uma plena reabilitação”, apontou Heitor Férrer.
No mesmo sentido, Fernando Ida, um dos gestores da instituição, ressaltou que cada um dos homenageados são motivo de inspiração e exemplo. “Ao longo destes anos, tive o privilégio de testemunhar profissionais que exercem sua missão com profundo humanismo, profissionais que acolhem cada pessoa atendida como única, que ouvem com empatia, que cuidam com respeito, e que todos os dias, independentemente do tempo de casa, mantêm o mesmo brilho no olhar, a mesma paixão pelo propósito de transformar vidas”, completou.
Marcio Venturini, gestor do Sarah Fortaleza, ressaltou que os serviços prestados pela instituição são totalmente gratuitos. Segundo ele, a estimativa é que, durante todo este ano, 228 mil pessoas sejam atendidas e que sejam realizadas 44 mil consultas médicas. “Nosso trabalho se orienta pelos princípios que definem a rede Sarah: a valorização integral do ser humano; a busca permanente pelo conhecimento científico; a ética e a transparência no serviço público, além da convicção de que o cuidado deve ser sempre promover dignidade, autonomia e esperança”, finalizou.
Na lista de homenageados, estão Adenilde Almeida Quirino; Adilina Soares Rodrigues; Antônio Vardelício de Almeida; Aristeu Ferreira Chou; Cristiano Barreira da Ponte; Cristina Elena Gomes; Francisco Paulo de Freitas; Gilson Ferreira de Andrade; Hyrlando Moreira Sampaio; José de Arimateia Oliveira; Kátia Isabel Lemos; Manoel Moreira Lima; Meire Barros da Silva; Patricia Jardim Burger; Paulo Monteiro dos Santos; Sandra Regina de Souza; Soraya Freire Aguiar; e Veronica Mary de Azevedo.
Na mesa da cerimônia, também estiveram presentes representantes da unidade Sarah de Fortaleza: o gestor Marcio Venturini; a coordenadora de enfermagem, Carolina de Araújo; a fisioterapeuta e homenageada Celina Gargiulo de Souza; e o coordenador administrativo, Márcio André Lima.
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará


