Prefeitura de Fortaleza recebe delegação sueca para estabelecer diálogos em pautas ambientais e de manejo hídrico

Contato entre Fortaleza e o país escandinavo teve início em março deste ano, quando o prefeito Evandro Leitão visitou o país

grupo de pessoas posa para a foto
O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Relações Internacionais de Fortaleza e contou com a participação de diversas pastas municipais

A Prefeitura de Fortaleza recebeu, nesta terça-feira (28/10), representantes da Agência Sueca de Proteção Ambiental, do Instituto de Pesquisa Ambiental e do Instituto de Meteorologia e Hidrologia da Suécia para dialogar e trocar experiências em pautas ambientais e no manejo de recursos hídricos.

O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Relações Internacionais de Fortaleza e contou com a participação das pastas municipais da Defesa Civil, da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), além do Instituto de Planejamento e Pesquisa de Fortaleza (Ipplan) e da Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor).

O contato entre Fortaleza e o país escandinavo teve início em março deste ano, quando o prefeito Evandro Leitão, acompanhado do secretário de Relações Internacionais, João Bosco Monte, visitou a Biokraft Plant, referência mundial na produção de biogás, e estabeleceu o primeiro diálogo com agentes governamentais e empresas de Estocolmo sobre temas como proteção ambiental, energias renováveis e turismo sustentável.

Hugo Pedrosa Latorre, da Agência Sueca de Proteção Ambiental, relembrou o encontro anterior entre as comitivas de Fortaleza e da Suécia, destacando a importância de reforçar o diálogo e a troca de experiências na área ambiental.

“Estamos muito animados com este reencontro, porque já recebemos o prefeito na Suécia, em Estocolmo, no mês de março, assim como o secretário de Relações Internacionais, senhor João Bosco Monte. Falamos e trocamos ideias e possibilidades de parcerias. No mundo de hoje, em que as mudanças climáticas afetam a todos, precisamos ampliar o diálogo sobre manejo da água, dinâmica climática, qualidade do ar e também sobre a coleta e o tratamento de dados ambientais”, declarou.

Durante a reunião, as pastas municipais apresentaram as ações desenvolvidas pelo município na prevenção de riscos e na promoção da sustentabilidade urbana. O coordenador da Defesa Civil de Fortaleza, tenente-coronel Haroldo Gondim, destacou que parcerias internacionais e a troca de experiências fortalecem a atuação do órgão.

“Diante das mudanças climáticas, eventos extremos são cada vez mais recorrentes, e essa é uma preocupação global. Parcerias como essa fortalecem muito o trabalho de gestão de risco e de desastres. Neste ano, já tivemos investimentos internacionais importantes, como da Bloomberg e da Vital Strategies, que viabilizaram recursos para instalação de estações meteorológicas, além de ecobarreiras em parceria com o Winds for Future”, explicou Gondim.

Alena Bartosova, do Instituto Meteorológico e Hidrológico da Suécia, também ressaltou o valor da cooperação técnica e do intercâmbio de informações entre os países.

“Esperamos trocar muitas ideias e experiências sobre o manejo de resíduos entre a Suécia, o Estado do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza. Da minha perspectiva, os dados são fundamentais. É muito importante manter observações consistentes do clima atual e do passado, com séries longas e contínuas que nos permitam compreender mudanças e tendências”, afirmou.

Participaram ainda do encontro, representando as instituições suecas: Johan Bogren, Nadya Maslova e Åsa Stenmarck (Agência de Proteção Ambiental); Simone Andersson (Instituto de Pesquisa Ambiental); Alena Bartosova e Conrad Brendel (Instituto Meteorológico e Hidrológico).

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *