Vila das Artes promove roda de conversa sobre escrita a partir do corpo nesta sexta-feira (14/11)

Encontro gratuito e aberto ao público tem realização da Escola Pública de Artes Visuais em parceria com o grupo PARALAXE, da Universidade Federal do Ceará (UFC)

A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes promove, nesta sexta–feira (14/11), das 19h às 21h, a roda de conversa Escrita Encarnada: Práticas de Produção Textual a Partir do Corpo. O encontro contará com a presença da atriz e pesquisadora Sofia Boito como palestrante e do professor e fotógrafo Aluísio Lima na mediação. A atividade é gratuita, aberta ao público e não requer inscrição prévia.

São 30 vagas disponíveis para pessoas artistas, escritoras, atrizes, dramaturgas, estudantes de artes em geral e pesquisadoras em arte a partir de 16 anos. No encontro, Sofia Boito convida o público a uma prática reflexiva sobre a relação entre escrita e corpo, investigando como o gesto, a presença e a sensibilidade influenciam o processo de criação textual.

Entre os tópicos a serem abordados no debate estão a relação entre escrita e racionalidade, as possibilidades de criação de textos a partir dos sentidos e as formas pelas quais o corpo pode expressar palavras.

A roda de conversa é uma realização do PARALAXE: Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica, Arte e Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Vila das Artes, equipamento cultural vinculado à Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Sobre os ministrantes

Sofia Boito é artista, atriz e escritora, pós-doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutora e mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). De 2008 a 2016, integrou a Cia Temporária de Investigação Cênica, com quem criou e montou diversos espetáculos no Brasil e na Itália. Trabalhou e colaborou com diferentes artistas e coletivos brasileiros e estrangeiros, dentre eles: Teatro da Vertigem (BR); Antonio Januzelli (BR); Ana Borralho & João Galante (PT); TeaterKUNST (DK); Nathalie Beasse (FR); Cyril Descles (FR).

Aluísio Lima é fotógrafo e professor. Psicólogo com pós-doutorado, doutorado e mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É especialista em Saúde Mental pela USP e em Psicologia Clínica pelo CRP/11. Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Psicologia da UFC, também é membro da equipe gestora da Rede de Pesquisa e Formação em Curadoria. Participou de formações na ANDANA – Fotografía y desarollo personal (Espanha): Fotografía Creativa y Experimental (2024) e Autorretrato (2021); Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Arte: História da fotografia na exposição (2024) e Fabulação nas Artes Visuais (2024).

Serviço
Roda de conversa Escrita Encarnada: Práticas de Produção Textual a partir do Corpo
Data: 14/11 (sexta-feira)
Horário: 19h às 21h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Vagas: 30
Classificação indicativa: 16+
Aberto ao público

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *