Alece reconhece a coragem e a dedicação dos jovens advogados em sessão solene
Por Lincoln Vieira

O dia 23 de setembro foi instituído no Ceará como o Dia Estadual da Jovem Advocacia – Foto: Júnior Pio
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, na manhã desta segunda-feira (17/11), em sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio, o Dia do Jovem Advogado. A cerimônia atendeu a requerimento dos parlamentares Marcos Sobreira (PSB), Cláudio Pinho (PDT), Lucinildo Frota (PDT), David Vasconcelos (PL), Queiroz Filho (PDT) e Pedro Matos (Avante).
O deputado Pedro Matos (Avante), que também é advogado, ressaltou que conhece de perto as dificuldades enfrentadas no início da carreira. Segundo o parlamentar, a coragem marca a trajetória dos profissionais no começo da advocacia.

O deputado Pedro Matos é advogado e testemunhou os desafios enfrentados no início da advocacia. Foto: Júnior Pio
“Como advogado, sei o quanto faz diferença ter suporte e referências positivas para valorizar o papel do jovem advogado. Vocês são uma geração que chega com força, com inovação, sensibilidade social e disposição para transformar a advocacia em uma prática mais plural e acessível. Ser jovem advogado é um ato de bravura e responsabilidade”, destacou.

O presidente do Conselho Consultivo Jovem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE), advogado Eric Freire, reforçou o suporte da OAB na carreira. Foto: Júnior Pio
O presidente do Conselho Consultivo Jovem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB-CE), advogado Eric Freire, celebrou o papel da instituição no apoio à categoria, ressaltando que a OAB contribuiu para reduzir as dificuldades que enfrentou no início da profissão.
“Na OAB, consegui avançar nos desafios com mais facilidade. Fica aqui o convite a vocês, jovens advogados, para participarem de algumas das mais de 100 comissões da Ordem, pois suas dores serão aliviadas no início da jornada. Sabemos que a caminhada é difícil, mas, com a OAB, torna-se mais fácil”, afirmou.

O secretário-geral adjunto e corregedor-geral da OAB-CE, Vavá Lemos, ressaltou a fase de adaptação Foto: Júnior Pio
Por sua vez, o secretário-geral adjunto e corregedor-geral da OAB-CE, Vavá Lemos, salientou que tem um olhar especial para a jovem advocacia. Para ele, o início da carreira é uma fase de adaptação essencial para a consolidação profissional.
“É impossível não se lembrar do início da trajetória dos advogados. Não é fácil: é difícil, mas necessário passar por esse período, que consideramos de cinco anos de adaptações, afirmações, evoluções e desenvolvimento do jovem advogado. Precisamos de mais políticas institucionais para encurtar esse tempo, com estrutura e capacitações voltadas ao início de carreira, e a OAB tem contribuído nesse processo”, enalteceu.
Além dos já mencionados, também compuseram a mesa da cerimônia o presidente da Associação Nova Advocacia, Pedro Felipe Pinheiro Brito; o vice-presidente da Comissão de Apoio à Advocacia em Início de Carreira da OAB-CE, Plinyo Pacciolly; o diretor da Jovem Advocacia da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE); e a conselheira estadual da OAB-CE e assessora especial, Júlia Barreto Damasceno.

Foto: Júnior Pio
Entre os 23 homenageados estavam Maria Lídia Abreu Aguiar Caldas, membro da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB-CE; Brenna R. Braz de A. Alencar Oliveira, membro da Comissão de Empreendedorismo e Marketing Jurídico da OAB-CE e membro ouvinte do Conselho Temático de Relações Trabalhistas e Sindicais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Gabriel Carvalho, presidente da Comissão de Apoio ao Acadêmico de Direito; e Lara Ramos de Brito Machado, advogada tributarista, mestranda na Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora de Direito Tributário.
Edição: Vandecy Dourado
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará






