Com investimento de R$ 1,2 milhão, Prefeitura entrega requalificação do Cras Antônio Bezerra
Este é o sexto equipamento do pacote de reestruturação da rede de assistência social entregue pela gestão

O Cras Antônio Bezerra é o quarto dos 22 Centros de Referência que estão passando por requalificação (Fotos: Kiko Silva)
A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta segunda-feira (17/11), a requalificação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Antônio Bezerra, no bairro homônimo. O equipamento foi totalmente requalificado e está preparado para acolher e apoiar mais de 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, reforçando o avanço no processo de reestruturação da rede de assistência social de Fortaleza. O investimento realizado foi de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
Durante a entrega, a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Assistência Social de Fortaleza, Gabriella Aguiar, destacou a importância do novo espaço para a proteção social das pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Estamos vivendo um ritmo intenso de trabalho, porque sabemos o quanto essa rede de assistência social é fundamental para enfrentar a vulnerabilidade em nossa cidade. Ainda este ano, vamos entregar quatro novos Cras, Pedras, Vila Velha, Henrique Jorge e Paupina, além de avançarmos nas reformas de unidades que estavam fechadas, como Bom Jardim, João Paulo II e Genibaú. O Creas do Mucuripe também está na reta final e será entregue em breve. Nosso foco é garantir que os serviços cheguem, de fato, às comunidades que mais precisam”, afirmou a vice-prefeita.

Com a reestruturação, o Cras Antônio Bezerra passa a atender diretamente moradores dos bairros Antônio Bezerra, Autran Nunes, Dom Lustosa e parte do Padre Andrade, ampliando a cobertura e garantindo serviços essenciais às famílias da região.
Segundo a secretária executiva da SDHDS, Cynthia Studart, a entrega do Cras Antônio Bezerra tem um significado muito forte para o território contemplado.
“Há anos, a comunidade aguardava por um espaço adequado, capaz de acolher as mais de 10 mil famílias referenciadas aqui. Depois de tanto tempo fechado, devolvemos à população um equipamento renovado, que amplia o acesso ao Cadastro Único, fortalece o acompanhamento das famílias e garante serviços essenciais de proteção social. É uma conquista para os trabalhadores do local e, sobretudo, para as famílias que mais precisam”, ressaltou.
A coordenadora do Cras Antônio Bezerra, Luciana Araújo, destacou a emoção de ver o equipamento ser devolvido à comunidade após dois anos de funcionamento em local provisório.
“A população esperava muito por essa reabertura, especialmente as idosas dos nossos serviços de convivência, que sentiram de perto a falta do equipamento. Agora, com a estrutura requalificada, estamos prontos para retomar todos os atendimentos e fortalecer os grupos de convivência. Este espaço é da população, e queremos que as famílias voltem a frequentar o Cras e sintam que, a partir de agora, tudo será diferente”, celebrou a coordenadora.
Estrutura confortável e acolhedora
A dona de casa Maria Angélica Costa tem no Cras um ponto de apoio. “Eu venho aqui para as reuniões dos grupos de apoio e quando a gente precisa de ajuda”, conta.
Para ela, a requalificação muda completamente a maneira como a assistência social chega na comunidade.
“O Cras ficou muito lindo, e isso faz total diferença, porque ele estando cuidado. As pessoas vão estar mais presentes, mais aconchegadas, e a equipe vai ter ainda ânimo pra nos receber e disposição para nos ajudar”, considera Maria Angélica.
Para a aposentada Cármen Lúcia Andrade da Silva, frequentadora assídua do Cras, a requalificação trouxe mais conforto e segurança. “Estava precisando muito de uma reforma, e ficou ótimo. A gente estava merecendo. Mudou tudo, fizeram o banheiro das idosas no espaço que a gente usa, e ficou tudo maravilhoso”, reforça.
Reestruturação da rede
O Cras Antônio Bezerra é o quarto dos 22 Centros de Referência que estão passando por requalificação e o sexto equipamento entregue dentro do conjunto de 39 unidades que serão revitalizadas pela gestão municipal. O processo começou com a inauguração do Cras Serviluz, em 30 de setembro, seguida pelo Cras Conjunto Palmeiras, em 13 de outubro, e pelo Cras Mucuripe, em 21 de outubro. Além deles, já foram entregues o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Alvorada, no dia 30 de outubro, e o Centro de Referência LGBTQIA+ Janaína Dutra, no dia 6 de outubro.
Fonte: Prefeitura de Fortaleza






