‘Fundador’ do Bairro Montese, Raimundo Ximenes morre aos 99 anos em Fortaleza

Dr. Ximenes era escritor, jornalista, dentista e ex-combatente do Exército na Segunda Guerra Mundial.

Foto: 10ª Região Militar/ Divulgação

Morreu nesta sexta-feira (19) em Fortaleza, aos 99 anos, Raimundo Nonato Ximenes, escritor, jornalista, dentista e ex-combatente do Exército na Segunda Guerra Mundial, considerado o “fundador” do Bairro Montese, na capital cearense.

O velório e o sepultamento de Dr. Ximenes, como era conhecido, ocorre neste sábado (20), no Cemitério Parque da Paz. Ele deixa a mulher Libênia Ximenes, a “Lili”, com quem era casado por 73 anos, além de seis filhos e netos.

O médico veterinário Alisson André, um dos netos de Dr. Ximenes, comunicou o falecimento do avô através da rede social.

“Com profunda dor comunico o falecimento do meu avô, Dr Raimundo Nonato Ximenes. Nascido em Groaíras e dono de uma das mais lindas histórias de vida que conheço, viveu lucidamente até seus 99 anos casado por 73 anos com sua amada Lili. Nesse momento de dor peço desculpas pois me ausentarei por uns dias para estar junto dos meus familiares. Como ele sempre falou ‘Ô vida boa'”, publicou o neto Alisson André.

Dr. Ximenes colaborou com diversas obras escritas, entre elas “Groaíras, Nosso Pedacinho de Chão”, “Uma Paróquia de Fé”, entre outras.

São nas obras “De Pirocaia a Montese” e “Montese, Crônicas e Memórias” que podemos encontrar o motivo dele ser considerado o fundador do bairro fortalezense. Ximenes sugeriu o nome atual em alusão a batalha ganha pelos brasileiros na cidade italiana Montese, que permanecia sob domínio alemão, na Segunda Guerra Mundial. Assim, o bairro que antes se chamava “Pirocaia” passou a ser o Montese.

A prefeitura de Groaíras, cidade onde Dr. Ximenes nasceu, decretou luto oficial de três dias, em homenagem à memória do filho ilustre do município.

“A prefeitura de Groaíras, decreta luto oficial por três dias, em homenagem à memória do Sr. Raimundo Nonato Ximenes, popular “Dr. Ximenes”, membro da Academia Groairense de Letras, dentista, jornalista, escritor e ex-combatente na 2ª Guerra Mundial”, publicou a prefeitura de Groaíras.

Notas de pesar

A 10ª Região Militar do Exército divulgou uma nota de pesar pela morte do ex-combatente de guerra.

“O Comando da 10a RM lamenta informar o falecimento do Ex-combatente Raimundo Nonato Ximenes. Que o Senhor dos Exércitos o receba com a Guarda em Forma e determine: Corneteiro, toque ‘Presença de Ex-combatente!'”.

A Associação Cearense de Imprensa (ACI), da qual Dr. Ximenes era sócio desde outubro de 1999, também se manifestou.

“Ximenes, além de jornalista, foi agricultor até os 21 anos, atuou no Exército e xerceu mandato de vereador na Câmara Municipal de Maranguape. Além disso, concluiu de forma ‘summa cum laude’ o curso de Odontologia na Universidade Federal do Ceará, exercendo a profissão aliada ao exercício do jornalismo durante anos. […] Neste momento de dor, a diretoria da ACI presta as mais sinceras condolências a familiares e amigos do profissional”, diz um trecho na nota da ACI.

Fonte:https://g1.globo.com/ce/ceara/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *