Comitê de Responsabilidade Social realiza ação com professores da rede pública
Foto-Junio Pio

O Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizou, nessa quarta-feira (25/01), uma ação com a equipe pedagógica da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes, no bairro Aeroporto, em Fortaleza.
O momento foi facilitado por duas psicólogas da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, Lygia Bessa e Nara Guimarães, e fez parte da jornada pedagógica da escola, que inicia o ano letivo de 2023 na próxima semana.
De acordo com a psicóloga, Lygia Bessa, “a prática com a equipe pedagógica visou a saúde mental no contexto escolar, objetivando levar uma visão voltada para “o autocuidado, o autoconhecimento, verificação de quais prioridades e princípios levam eles à prática da educação e, ao mesmo tempo, promover um cuidado do cuidador a partir de um olhar sensível”.
A especialista comenta ainda que a Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas já vêm realizando outras ações voltadas à comunidade escolar, envolvendo também estudantes com foco nas habilidades socioemocionais e o cuidado com a saúde mental.
Já, a coordenadora pedagógica da escola e professora, Lúcia Regina, destaca o encontro por ser um momento muito enriquecedor, pois proporcionou a escuta ativa e acolhimento dos professores.
“Nós, enquanto escola, entendemos que essa partilha, essa escuta dos professores, fazer esse acolhimento é essencial, principalmente, nesse começo de ano, onde são necessários novos olhares para os estudantes que chegarão na nossa escola”, enfatiza a coordenadora. Ela destaca que é necessário cuidar de cada departamento da comunidade escolar.
O CRS, idealizado e liderado pela primeira-dama da Alece Cristiane Leitão, foi criado em junho de 2021 e é ligado à Presidência da Casa. O órgão atua a partir de suas cinco células e visa articular ações com parceiros como instituições de ensino, entidades da sociedade civil e governamentais e agências de cooperação internacional, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os 17 ODS incluem, por exemplo, ações para promoção de educação de qualidade, saúde e bem-estar, igualdade de gênero, além de metas em prol do meio ambiente, contra a mudança global do clima.
Fonte:https://www.al.ce.gov.br