60% dos demitidos pela Guararapes não devem conseguir rápida recolocação, diz setor têxtil

Mão de obra especializada deve ser absorvida pelas demais empresas do segmento

Foto- Fabiane de Paula

Cerca de 1,2 mil dos 2 mil funcionários da Guararapes Confecções demitidos nesta terça-feria (10) em função do encerramento das atividades da empresa no Ceará não devem conseguir recolocação de forma rápida. O número representa 60% do contingente afetado.

A expectativa é do presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no estado do Ceará (SindConfecções CE), Daniel Gomes. Segundo ele, os outros 40% com expectativa de serem absorvidos logo são, principalmente, os profissionais de costura aptas a atuar com máquinas especiais.

Os demais, Gomes admite que devem demorar um pouco mais a conseguirem uma recolocação, especialmente de atividades mais simples, como limpeza.

“O Sindicato vai buscar saber as empresas que precisam de mão de obra para que os funcionários demitidos possam ser absorvidos. Eles também foram contemplados com máquinas, então torcemos para que o restante empreenda, passe a produzir para marcas parceiras”, afirma.

O presidente da instituição ainda lamenta o encerramento das operações e pontua a estratégia da companhia.

É uma perda pro setor. Era uma empresa muito grande, com muitos colaboradores que perderam o emprego. Foi uma estratégia da empresa, em terceirizar essa produção e ficar só com as lojas. Eles sempre tiveram vocação aqui e produziam bem, mas estão preferindo fechar parcerias”

DANIEL GOMES

Presidente do SindConfecções CE

Procurado, o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho, limitou a se manifestar sobre o assunto pelo Twitter. Em publicação, o gestor afirmou que é “Muito triste quando uma empresa fecha porque com ela fecham oportunidades sociais e econômicas para a nossa população”.

Salmito ainda disse que o Governo estadual tem compromisso em “apoiar as empresas e atrair ainda mais empresas com o melhor ambiente de negócio possível”.

O secretário não detalhou medidas concretas que serão tomadas para minimizar o impacto do fechamento da Guararapes.

Fonte:https://diariodonordeste.verdesmares.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *