Resultados da Ouvidoria da Alece em 2025 consolidam transparência no diálogo com a população
Por Amanda Andrade*, com Assessoria

Foto: José Leomar – O Canal Alece é uma plataforma onde o cidadão solicitar suas demandas sobre o Poder Legislativo estadual
A Ouvidoria Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) encerrou 2025 com resultados expressivos no fortalecimento da transparência e da participação cidadã. Os 18 anos de atuação do órgão e também a consolidação do Canal Alece, nova ferramenta de comunicação, lançada em agosto de 2025, marcaram a ampliação do diálogo entre a população e o Poder Legislativo.
Por meio do Canal Alece, a Ouvidoria registrou o maior volume de demandas dos últimos cinco anos. De janeiro a dezembro, foram 359 manifestações protocoladas, sendo 336 consideradas válidas e da competência de atuação do órgão. Dessas, 293 já foram concluídas e 32 seguem em tramitação dentro do prazo. O setor alcançou, assim, um índice de 93,1% de produtividade ao longo do ano de 2025.
O balanço também aponta o fortalecimento da participação da sociedade, com crescimento de manifestações relacionadas a sugestões e elogios, especialmente sobre atendimento ao público, serviços da Casa, biometria facial e melhorias estruturais.
Mesmo com o lançamento recente, o Canal Alece tornou-se o principal meio de interlocução com a sociedade, sendo responsável pelo recebimento, protocolo e encaminhamento das demandas dirigidas à Ouvidoria Parlamentar. A ferramenta também contribui para o monitoramento da regularidade e da eficiência dos procedimentos legislativos e administrativos da Casa, além de subsidiar sugestões de aprimoramento dos serviços oferecidos à população.
Para a coordenadora da Ouvidoria Parlamentar, Isabel Chaves, os resultados refletem a confiança da população no trabalho desenvolvido pelo órgão. Segundo ela, o aumento no número de demandas demonstra a credibilidade da Ouvidoria e reforça o papel do Parlamento cearense como referência em transparência. “O aumento no volume de demandas comprova a credibilidade do nosso trabalho e reforça que a Ouvidoria contribui para que a Alece seja referência em transparência”, destacou, ao relembrar que a Casa recebeu, do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
Criada em 2007, a Ouvidoria Parlamentar tem aprimorado, ao longo dos anos, seus fluxos e procedimentos, fortalecendo sua atuação institucional e contribuindo para o desenvolvimento do Ceará e para o aperfeiçoamento das atividades do Parlamento. Em outubro, a Alece promoveu uma exposição comemorativa aos 18 anos do órgão, que apresentou ao público a sua trajetória, atribuições e evolução. A mostra reuniu conteúdos informativos, registros históricos e materiais explicativos que evidenciam o papel da Ouvidoria como instrumento de escuta, transparência e participação cidadã.
FUNCIONAMENTO NO RECESSO
A Ouvidoria Parlamentar da Alece segue funcionando conforme a Portaria n.º 323/2025 da Casa, atuando das 8h às 14h. O atendimento presencial ocorre no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II), localizado na Rua Barbosa de Freitas, n.º 2.674, esquina com a Avenida Pontes Vieira, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.
Serviço – Ouvidoria Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Horário de funcionamento no recesso: 8h às 14h
Local: Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes (anexo II)
Endereço: Rua Barbosa de Freitas, n.º 2.674 (esquina com a Av. Pontes Vieira), bairro Dionísio Torres – Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3257-9797 | WhatsApp: (85) 98175-9571
A população também pode registrar manifestações, solicitações, denúncias, elogios e sugestões por meio do Canal Alece, disponível em: canalalece.al.ce.gov.br.
*Estagiária sob supervisão do editor Vandecy Dourado
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceara


