Alece celebra Dia do Repentista e destaca legado cultural dos cantadores populares

Por Gabriela Farias

 – Foto: Júnior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene na manhã desta segunda-feira (08/12) em homenagem aos repentistas cearenses. A cerimônia, requerida pelo deputado Missias Dias (PT), ocorreu em alusão ao Dia do Repentista, nacionalmente celebrado em 11 de novembro. O requerimento ainda teve as subscrições dos deputados Jô Farias (PT), Heitor Ferrer (União Brasil) e Almir Bié (Progressistas).

Na ocasião, repentistas de todo o Ceará estiveram presentes para representar a categoria e receber reconhecimento por manterem viva a tradicional expressão artístico-cultural do Estado. 

O deputado Missias Dias exaltou os guardiões das raízes culturais. Foto: Júnior Pio

Presidindo a cerimônia, o deputado Missias Dias lembrou que o repente comemora quatro anos do título de Patrimônio Cultural do Brasil, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e ressaltou a importância de manter viva a tradição. 

“Trazer a história dos nossos repentistas é trazer a história de quem é guardião das raízes culturais do nosso povo. A cultura viva repentista não pode ficar no passado. Tem que ser do presente. Por isso estamos aqui, fazendo esse reconhecimento”, afirmou o deputado. 

O cordelista Tião Simpatia lembrou que os repentistas merecem reconhecimento. Foto: Júnior Pio

O secretário da Cultura e Turismo do município de Aiuaba e cordelista, Sebastião Felix (Tião Simpatia), falou como representante dos homenageados e reafirmou a importância da solene. “Há muitos cantadores que merecem ser lembrados e reconhecidos. Uma homenagem como essa é simplesmente como entrar para a história. Minha palavra, em nome de toda a classe, é de agradecimento”, celebrou o gestor.

A secretária da Cultura, Luisa Cela se colocou à disposição para propor iniciativas que deem visibilidade à categoria. Foto: Júnior Pio

A secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela, destacou espaços do Governo Estadual que já realizam trabalhos de incentivo e conservação ao cordel e ao repente, como o Museu do Ceará, a Biblioteca Pública do Ceará, a Casa de Saberes Cego Alderaldo e o Centro Cultural do Cariri. Luísa ainda se mostrou disponível para debater e fortalecer outras iniciativas de fomento e visibilidade para a categoria. 

“A secretaria trabalha muito com os editais e apoia muitos projetos de proponentes repentistas. Agora, que o Dia do Repentista entra no calendário cultural do Estado, podemos pensar em utilizar esse marco temporal para promover iniciativas que deem visibilidade à categoria, como eventos, publicações e seminários”, propôs Luisa.

Durante a cerimônia, houve a apresentação artística dos repentistas José Vicente, Guilherme Nobre, Zilmar do Horizonte, Rodolfo Poeta e do vereador de Iguatu João Rodrigues. Ao todo, foram homenageados 18 repentistas cearenses, entre profissionais atuantes e in memoriam. Além dos que se manifestaram na tribuna, o vereador de Crateús, Pedro Ferreira, completou a mesa da cerimônia.

Edição: Vandecy Dourado

Fonte: Assembleia legislativa do Ceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *