Alece conclui capacitação para promoção da cultura de paz em parceria com a CGD
Foto-Junio Pio

A Assembleia Legislativa, por meio do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, concluiu, nesta sexta-feira (10/02), o projeto Mediando em Círculos, realizado em parceria com a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). Ao todo, dez profissionais participaram da capacitação.
O projeto tem como principal objetivo capacitar servidores da segurança pública do Estado por meio da metodologia dos círculos restaurativos. Foram realizados 10 encontros, conduzidos por dois profissionais da Psicologia, que promoveram e incentivaram a reflexão.
A primeira-dama e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social da AL, Cristiane Leitão, destacou a importância de expandir o projeto. “Esse projeto é do Centro de Mediação da Alece e traz justamente a ferramenta dos ciclos restaurativos. Essa ferramenta é de suma importância porque gera vínculos entre participantes, trabalha a inclusão e a cultura de paz de todos os conflitos serem resolvidos através do diálogo. A Alece está abrindo suas portas para levar a cultura de paz para outras instituições públicas”, pontuou.
A coordenadora do Centro de Mediação, Raísa Pontes, destacou a importância da conclusão da capacitação junto aos servidores da CGD. “O mais importante foi a opinião dos servidores participantes, esse retorno nos impulsiona. É a segunda edição desse projeto, e queremos fazer a continuidade dele”, assinalou. Segundo ela, os participantes do curso disseram se sentir acolhidos para multiplicar o que foi aprendido para outras pessoas. “Afinal, os policiais também precisam ser vistos”, observou.
O controlador geral de disciplina, Rodrigo Bona, comemorou o sucesso do projeto na instituição. “Estamos felizes demais, isso trouxe benefícios tanto do lado pessoal como profissional. Peço que o projeto seja perene aqui. Nós necessitamos disso, somos poucos servidores, o trabalho aqui é difícil, árduo, porque é investigar colegas de farda, todos nós de certa forma somos malvistos, porque punimos os colegas. O projeto trouxe uma restauração para os servidores e harmonia dentro do nosso órgão”, disse.
Para a execução do projeto Mediando em Círculos, o Centro de Mediação e a CGD assinaram termo de cooperação técnica no dia 11 de outubro.
CENTRO
Criado em julho de 2021, o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos é um órgão que objetiva a promoção de solução consensual de conflitos, com o fim de incentivar e fortalecer a cultura de paz.
Atua no desenvolvimento do tratamento adequado de controvérsias, como meio eficaz e inovador que encoraja a sociedade a ser protagonista das suas decisões, com a colaboração de padrões éticos que oportunizam informação, diálogo, educação, inclusão social, soluções criativas, fortalecimento de vínculos, abordagem colaborativa e políticas públicas como alternativas de pacificação social. As áreas de atuação são conflitos de família, vizinhança, condomínio e imobiliário.
O atendimento do órgão é voltado para servidores, comunidade do entorno e demais encaminhamentos dos parceiros e de outros setores da Casa Legislativa. E a equipe multidisciplinar inclui profissionais de diversas áreas, como advogados, mediadores, psicólogos, administradores, especialista em processamento de dados e estagiários.
Edição: Adriana Thomasi
SERVIÇO
Centro de Mediação e Gestão de Conflitos
Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Endereço: Avenida Pontes Vieira, nº 2.300, 4° andar, sala 305, Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque, Dionísio Torres, Fortaleza/Ceará
Fonte:https://www.al.ce.gov.br