Alece participa da Expolog e destaca ações de sustentabilidade do Legislativo

Por Ricardo Garcia

 Primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, visitou o estande da Alece na 20ª Expolog nesta quinta (27/11) – Foto: Júnior Pio

Com espaço institucional ocupado na 20ª Feira Internacional de Logística (Expolog), por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reforça a agenda estratégica do Parlamento cearense voltada ao fortalecimento das políticas de sustentabilidade, educação ambiental e gestão eficiente de resíduos, com a apresentação de iniciativas e ações desenvolvidas pela Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Casa. 

Entre as ações apresentadas, foram compartilhados projetos de redução de impactos ambientais, otimização do uso de recursos naturais, logística reversa, coleta seletiva e demais práticas que vêm fortalecendo a cultura de responsabilidade socioambiental dentro do Legislativo cearense.

Equipe da Alece presente na 20ª Expolog – Foto: Júnior Pio

Para a primeira-dama da Alece e líder do CRS, Tainah Marinho Aldigueri, a participação da Alece na Expolog é uma forma de reforçar o compromisso da Casa com as práticas sustentáveis e de desenvolver cada vez mais a pauta socioambiental dentro do Parlamento cearense. “É sobretudo uma forma de integrar uma agenda estratégica permanente e continuada, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que é feita pelo nosso comitê”, enfatizou.

Tainah Marinho Aldigueri ressaltou ainda o papel da Alece no debate ambiental. “Estamos aqui trazendo projetos que foram desenvolvidos e que são executados diariamente na Assembleia, contemplando destinação seletiva, otimização do uso de recursos naturais, logística reversa, fortalecendo uma cultura de responsabilidade socioambiental dentro e fora da nossa instituição”, assinalou.

Articuladora do CRS da Alece, Amanda Melo – Foto: Júnior Pio

A articuladora do CRS, Amanda Melo, salientou que a presença da Alece no evento mostra que a sustentabilidade deve estar presente em todas as etapas da cadeia produtiva da logística. “Nós estamos aqui para falar de minimização de recursos, de descarte correto e de emissões. Falar disso tudo também é falar de governança, e é para isso que o CRS tem uma agenda ‘linkada’ com a Agenda 2030, que é uma agenda global, que contempla todos os ODS”, pontuou.

Ainda para a articuladora, a Alece se faz presente na Expolog “com olhos e ouvidos atentos” às necessidades desse setor. “Como o nosso principal papel é legislar e fiscalizar, nós precisamos entender quais são as reais necessidades dessa agenda, até no que diz respeito à proposição de leis. Vejo que a Assembleia tem um papel primordial neste evento, mostrando que o Parlamento está atento a tudo o que está acontecendo no mundo”, avaliou.

A estudante Talita Santos, de 16 anos, que visitou o estande da Alece, parabenizou o Legislativo estadual por abordar a temática do meio ambiente. “É um assunto muito importante para ser retratado e repassado para toda a sociedade. É fundamental cuidar do meio ambiente, e essa exposição aqui da Alece é uma forma de chamar a atenção para o assunto e de conscientizar a população sobre práticas ambientais sustentáveis”, comentou.

Visitantes conheceram as ações da Alece na área da sustentabilidade – Foto: Júnior Pio

COMITÊ DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

Comitê de Responsabilidade Social é o órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará que tem por finalidade sistematizar, otimizar e gerenciar as ações de responsabilidade social da Casa Legislativa, assim como ampliar a oferta dos serviços básicos e necessários existentes para promover um desenvolvimento socioambiental sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos servidores da Alece e da sociedade cearense.

O comitê foi criado em junho de 2021 e é ligado à Presidência da Casa, visando articular ações com parceiros, como instituições de ensino, entidades da sociedade civil e governamentais e agências de cooperação internacional, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dessa forma, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará solicitou a adesão ao Pacto Global da ONU em junho de 2021, que é uma iniciativa com foco na promoção do crescimento sustentável e da cidadania a partir de 10 princípios universais em quatro áreas: direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, mais um passo para conectar o Parlamento cearense ao compromisso de desenvolvimento global.

Edição: Geimison Maia

Fonte: Assembleia legislativa do Ceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *