Alece presta minuto de silêncio em homenagem a Augusto Bonequeiro e à coreógrafa Janne Ruth
Por Gleydson Silva

A solicitação da homenagem partiu do deputado De Assis Diniz – Foto: Júnior Pio
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) prestou um minuto de silêncio, na sessão plenária desta terça-feira (04/11), em razão da morte do humorista pernambucano Augusto Bonequeiro e da professora de dança e coreógrafa Janne Ruth. A homenagem foi solicitada pelo deputado De Assis Diniz (PT).
Para o primeiro-secretário da Mesa Diretora da Alece, Augusto César Barreto de Oliveira é um dos símbolos da cultura e está no imaginário da cultura popular cearense. “Um cidadão pernambucano que se erradicou no Ceará e que trouxe, a partir do ventrículo, toda a sua capacidade de alegria. Um ser humano extraordinário”, afirmou.
Augusto Bonequeiro faleceu nesta terça-feira, em Fortaleza. Radicado no Ceará desde 1980, o artista encontrou na educação e no teatro de bonecos sua grande vocação. Ele descobriu o universo dos bonecos enquanto lecionava educação artística, adaptando o ensino teatral às escolas públicas. Ao longo da carreira, destacou-se como diretor do Theatro José de Alencar (1986-1987) e consolidou seu nome na televisão, especialmente em programas de TV do Ceará e da Paraíba.
De Assis Diniz estendeu a homenagem póstuma à coreógrafa Janne Ruth Chaves Nascimento Viana, um dos nomes mais importantes no cenário da dança em Fortaleza. Janne Ruth faleceu nessa segunda-feira (03/11).
Janne Ruth era assistente social, formada em Dança e Teatro, além de bailarina, professora e coreógrafa. Era também diretora, fundadora e gestora do Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doação (BCAD). Ela se destacou ainda como coordenadora de projetos institucionais, como fundadora e gestora da Escola de Dança e da Cia. de Dança Janne Ruth e como fundadora e diretora executiva do Festival Internacional de Dança de Fortaleza (Fendafor).
Edição: Vandecy Dourado
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará






