Alece realiza solenidade em homenagem ao Dia das Mulheres na Engenharia

Foto-Reprodução

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na sexta-feira (04/11), às 18h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A solenidade atende a requerimento da deputada Augusta Brito (PT).

Celebrada oficialmente no dia 23 de junho, a data foi criada pela Women’s Engineering Society (WES) para apoiar e inspirar as mulheres a ter sucesso como engenheiras, cientistas e líderes.

Historicamente, as engenharias são conhecidas por serem profissões predominantemente masculinas. O registro da primeira mulher formada na área, por exemplo, data de 200 anos após o surgimento da profissão, por volta do século XVIII.

Hoje, apesar de o cenário ter mudado desde os primórdios da engenharia, a inserção de mulheres nessa área é um trabalho que requer grande esforço da sociedade.

De acordo com pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), o percentual de mulheres registradas como engenheiras no Brasil corresponde a 19,3% do total de 1.035.103 no País. Contudo a participação feminina entre os profissionais ativos na área é de apenas 15%.

Segundo Augusta Brito, a sessão solene tem o objetivo de “enaltecer o papel das mulheres no mercado de trabalho em geral e das engenharias em particular, além de incentivar a maior presença de mulheres nessa área profissional”.

Entre as homenageadas estão a engenheira agrônoma Maria Dias, secretária executiva da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema); a geógrafa Lidriana de Souza, coordenadora do Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG) do Labomar; a engenheira civil e de segurança do trabalho Socorro Araújo, conselheira do Crea-CE, representando o Sindicato dos Engenheiros (Senge). O programa Mulher do Crea-CE, que tem o objetivo de reduzir as desigualdades entre homens e mulheres nas diversas áreas, deve receber menção honrosa na solenidade.

Fonte:https://www.al.ce.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *