Alece reconhece as contribuições históricas dos cursos de Engenharia da UFC
Por Ariadne Sousa

– Foto: Marcos Moura
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) comemorou, na tarde desta quinta-feira (11/12), os 70 anos dos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, foram ressaltados os impactos positivos que o curso trouxe à qualidade da formação acadêmica, o avanço tecnológico e o desenvolvimento do Ceará.
O deputado Guilherme Sampaio (PT), autor do requerimento que originou a sessão, considera que a criação dos cursos, em 1955, foi um marco divisor de águas na história do estado. “Naquela época, o Ceará pedia qualidade técnica de planejamento, de projetos, de capacidade de execução, de uma infraestrutura que evocava o Ceará moderno que estava a ser anunciado”, apontou.
Segundo ele, a implantação dos dois primeiros cursos, engenharia civil e engenharia mecânica, permitiu uma nova visão estratégica para o Ceará. Sete décadas depois, a UFC já conta com 11 graduações em engenharia, com cerca de 3.500 alunos matriculados, conforme detalhou Guilherme Sampaio. A evolução gradativa, para ele, deixa claro o compromisso da Instituição com o processo de desenvolvimento social e econômico do Estado.
“O que nós celebramos hoje, é que os cursos de engenharia da UFC são um patrimônio científico, técnico e cultural do povo cearense. Então está aí o meu orgulho em representar o meu povo nesta tribuna para dizer: muito obrigado à Universidade Federal do Ceará em nome do povo do estado do Ceará, muito obrigado aos professores pela contribuição inestimável que deram à formação de milhares de alunos que passaram pelos bancos das salas de aula”, declarou Guilherme Sampaio.
A reitora em exercício da UFC, Diana Azevedo, ao apresentar conquistas e avanços da Universidade, detalhou que o Centro de Tecnologia é apontado, atualmente, como o melhor do Norte-Nordeste, algo que, de acordo com ela, era sonhado nos planejamentos estratégicos da Instituição desde o início do século.
“Os homenageados desta sessão traduzem muito bem o protagonismo e a dedicação de servidores docentes e técnico-administrativos, além dos nossos colaboradores terceirizados, na construção dessa unidade acadêmica de que tanto nos orgulhamos. Em suma, o Centro de Tecnologia tem uma rica história e uma equipe talentosa, é um orgulho para a UFC contar com uma unidade acadêmica deste porte e desta qualidade”, finalizou.
HOMENAGEADOS
Representando os agraciados, o pró-reitor de Inovação e Relações Interinstitucionais da UFC, José de Paula Barros Neto, disse que a trajetória dos cursos de Engenharia se confunde com a própria história de desenvolvimento local. “Há sete décadas, quando a UFC iniciou seus cursos de engenharia, o Ceará era um território que sonhava crescer, ao longo desse tempo, geração após geração de engenheiros – formados nos corredores, laboratórios e salas de aula da Antiga Escola de Engenharia e do nosso atual Centro de Tecnologia – ajudaram a construir pontes, estradas, […] e novas tecnologias que transformaram o Ceará e o inseriram no cenário nacional da Inovação”, pontuou.
Além disso, o pró-reitor ressaltou a importância de professores, gestores, colaboradores, e alunos para que as formações chegassem ao patamar atual. “Hoje não celebramos apenas uma data, mas uma história inteira, feita de pessoas, ideias, projetos, desafios e um compromisso inegável com o desenvolvimento científico, tecnológico e social do nosso Estado”, destacou José de Paula.
Entre os homenageados estão Ernesto da Silva Pitombeira; Magnólia Maria Campêlo Mota; Maria Elisabeth Pinheiro Moreira; Ruth Pastora Saraiva Leão; Erijanne Angelo de Barros; Evanyelle Freitas Araújo Moura; Francisco Jeremias Araujo Vasconcelos; e Francisco de Queiroz Maia Júnior. Receberam certificados da Alece ainda os professores Hugo Alcântara Mota; Francisco Belmiro Romero; Fernando Luiz Marcelo Antunes; João César Moura Mota; Lindberg Lima Gonçalves; Fernando Ribeiro de Melo Nunes; Helano de Souza Castro; Walter Martins Ferreira Filho; Edilson Dias Siqueira; e Sérgio de Sá e Benevides, sendo os três últimos in memoriam.
A mesa da solenidade contou também com a participação do presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Raimundo Costa; do diretor do Centro de tecnologia da UFC, Bruno Vieira Bertoncini; do chefe de gabinete do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará, José Luiz Lins dos Santos; e do professor Adail de Carvalho Fontenele, homenageado na cerimônia.
Fonte: Assembleia legislativa do Ceara


