Alece ressalta os 90 anos de atuação do Sindicato dos Empregados no Comércio

 Foto: Máximo Moura

Texto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta sexta-feira (19/05), sessão solene para celebrar o aniversário de 90 anos do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza, Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Eusébio e Pindoretama, comemorado na próxima semana, em 26 de maio. 

A cerimônia atendeu a requerimento da deputada Larissa Gaspar (PT). Ela salientou, durante o encontro, que a atuação sindical abrange, além dos temas propriamente trabalhistas, o desenvolvimento de consciência e formação política, contribuindo para a disseminação do conhecimento. 

Segundo a parlamentar, a trajetória do Sindicato envolve muitas lutas e conquistas, como a regulamentação funcionamento do comércio aos sábados, em 1989, e aos domingos em 2009. “Queria destacar a importância do Sindicato para garantir direitos, para fazer essa resistência. Uma entidade que sempre buscou oferecer melhores condições de vida e de trabalho para os trabalhadores”, afirmou.

Já o deputado Missias Dias (PT) reconheceu o mérito de cada um dos sindicalistas que constituíram a organização ao longo dos anos. “A gente não poderia deixar de lembrar aqueles e aquelas do Sindicato dos Comerciários que não estão mais no nosso meio, mas que, sem dúvida nenhuma, fizeram história”, disse. 

Missias Dias argumentou ainda que as associações sindicais enfrentam muitos obstáculos, mas que, apesar disso, se mantêm firmes em seu papel social. “O que é lindo da classe trabalhadora, do movimento popular, é que, mesmo com as dificuldades, mesmo com a retirada de direitos em momentos de retrocesso, o movimento sindical nunca baixou a cabeça, sempre se mantendo ao lado dos direitos do nosso povo”, completou.

Sebastião Costa, presidente do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Beberibe, Aquiraz, Cascavel, Eusébio e Pindoretama destaca lutas da categoria – Foto: Máximo Moura

Falando em nome dos homenageados, o presidente do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, Beberibe, Aquiraz, Cascavel, Eusébio e Pindoretama, Sebastião Costa, lembrou que o movimento surgiu durante as reivindicações pelo sábado à tarde livre. Dentre os desafios elencados pelo presidente, destacam-se ainda o direito ao vale alimentação e a regulamentação do horário de funcionamento do comércio. Além disso, “nas convenções coletivas, houve muita luta para que as cláusulas sociais e econômicas fossem inseridas”, informou. 

A coordenadora da Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Comerciários, Helenice Pereira, comentou sobre as perspectivas de futuro, garantindo que os esforços na defesa dos direitos dos trabalhadores continuam. “Vamos continuar porque acreditamos que só a luta faz a diferença, acreditamos em dia melhores para a classe trabalhadora, esses dias melhores só vem se nós estivermos comprometidos com a luta”, pontuou. 

Além desses, compuseram a mesa o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE), Wil Pereira; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Luciano Simplício; e o assessor jurídico do Sindicato dos Comerciários, Inocêncio Uchôa.

Também foram homenageados na cerimônia a Central Única dos Trabalhadores (CUT-CE); a Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços no Estado do Ceará (Fetrace); o advogado trabalhista, José Ricardo Moura Barbosa; e o sindicalista, Elizeu Rodrigues Gomes (in memoriam).

Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *