Alunos das Escolas Antonieta Cals e da Paróquia da Paz visitam a Alece

Foto: Júnior Pio

Texto: Divulgação

Cinquenta e um alunos do 9° ano da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Professora Antonieta Cals, localizada no bairro Dionísio Torres, participaram, na manhã desta quarta-feira (14/06) do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce).

Os estudantes foram recebidos pelas deputadas Emilia Pessoa (PSDB) e Larissa Gaspar (PT), que explicaram a importância do Parlamento cearense, o funcionamento da Casa e a necessidade de acompanhar o trabalho dos parlamentares que representam o Estado. 

Durante a visita, os alunos conheceram o Plenário 13 de Maio, Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. 

Os estudantes foram ainda acompanhados e orientados sobre o funcionamento da Alece pela equipe do Memorial, composta por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Isadora Nepomuceno, Thiago Araújo e Carlos Pontes.

Alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Paróquia da Paz têm aula de cidadania na Alece – Foto: Máximo Moura

No período da tarde, 40 estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do 2º e 3º anos do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Paróquia da Paz, do bairro Aldeota, em Fortaleza, visitaram as instalações da Assembleia Legislativa. 

Acompanhados dos professores Samuel Tavares Pinheiro (Geografia), Sandoval Matoso (História), Yasmine Costa (Física) e Selma da Silva Lauriano (Geografia), eles conheceram a biblioteca da Alece e, no Comitê de Imprensa, participaram de uma palestra com a jornalista Edna Pontes sobre a importância da política e do voto na vida dos cidadãos brasileiros. 

Os estudantes conheceram também o Plenário 13 de Maio, a rádio FM Assembleia (96,7Mhz) e o Memorial Deputado Pontes Neto, onde tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da política cearense.   

Marcela Nejm Oinegue Fulfaro, de 16 anos, que está cursando o 3º ano, disse que não sabia que a Assembleia Legislativa era um local acessível para as pessoas que têm interesse em conhecer como funciona e para que serve o legislativo cearense.  Isso ela só descobriu hoje durante a visita, além de várias curiosidades sobre a política. “Eu não sabia antes quão importante era o ato de votar, de buscar conhecer cada candidato e suas propostas para saber escolher bem o deputado que vai representá-la, além de conhecer melhor qual é o papel dos deputados na sociedade”, afirmou.

Outro estudante que estava bastante atento às informações repassadas pela equipe do projeto O Parlamento e Sua História era Tibério Barbosa Lima, do 9º ano do ensino fundamental. Segundo ele, a visita permite aos alunos aprenderem sobre o significado da política na vida de cada cidadão. “Hoje compreendi que é muito importante ter conhecimento sobre política e principalmente sobre o candidato em quem vai votar, conhecer seus projetos, seu modo de pensar, para poder alcançar melhorias na vida de um, no dia a dia de cada cidadão”, destacou.

Para o professor de História Sandoval Matoso, a proposta da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio desse projeto O Parlamento e Sua História de formar uma educação cidadã, trazendo o jovem e a escola para dentro da Casa do Povo, faz despertar nos alunos a importância de que somos seres políticos, de que somos cidadãos com uma função muito importante na sociedade. 

“Esse apoio logístico que a Assembleia oferece aos nossos estudantes é muito interessante para que eles desde agora possam se inserir na dinâmica da democracia, uma vez que são agentes políticos. “Essa visita é muito importante para todo estudante enquanto cidadão, mas, principalmente, para os alunos da escola pública, além de promover a consciência sobre o exercício do voto”, ressaltou.   

Os estudantes foram recepcionados pela equipe do Malce do turno da tarde, composta por Marcela Loiola, Cléa Menezes, Edna Pontes, Edna Camarço, Sávio Batista e Nicole Guedes.

O projeto O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terças a quintas-feiras, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707

Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *