Alunos de Caucaia e Maracanaú visitam as dependências da Assembleia

Foto: Júnior Pio

A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta terça-feira (29/08) a Escola de Ensino Médio Alice Moreira de Oliveira, localizada em Sítios Novos, no município de Caucaia. Os 42 alunos participaram do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial da Casa Deputado Pontes Neto (Malce). 

Os estudantes foram recebidos pelo deputado Felipe Mota (União), que explicou o funcionamento do Parlamento cearense, das sessões plenárias e a necessidade de buscar acompanhar os políticos e cobrar ações em prol de melhorias para o Estado. 

Durante a visita, os alunos foram acompanhados pelos professores Lidiane de Sousa Barbosa e Dinamire Martins, conheceram o Plenário 13 de Maio, Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o Espaço do Povo, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil. 

Os estudantes foram ainda acompanhados e orientados sobre o funcionamento da Alece pela equipe do Memorial, composta por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Isadora Nepomuceno, Thiago Araújo e Carlos Pontes. 

Alunos do Liceu Estadual Professor Francisco Oscar Rodrigues visitam a Alece – Foto: Paulo Rocha

Já no período da tarde, a Assembleia recebeu a visita de 32 estudantes do Liceu Estadual Professor Francisco Oscar Rodrigues, do município de Maracanaú.

Acompanhados pelos professores de Matemática Mateus Barros de Miranda e Jefferson Laurentino de Sousa, os alunos foram recepcionados pela equipe do turno da tarde do Malce, formada por Marcela Loiola, Cléa Menezes, Edna Pontes, Edna Camarço, Sávio Batista e Nicole Guedes e por servidores da Ouvidoria Parlamentar.

Os alunos visitaram a Biblioteca no anexo II da Alece e o Comitê de Imprensa, onde participaram de uma palestra sobre o papel da Ouvidoria Parlamentar na Alece, recebendo informações ainda sobre como eles podem participar das atividades do Legislativo estadual, com sugestões de projetos, reclamações e elogios. 

Em seguida, o grupo visitou o Plenário 13 de Maio, a FM Assembleia e as instalações do Malce, que abrigam uma exposição permanente sobre a história da política no Ceará e do Parlamento estadual.

Ingrid Freitas do Nascimento, aluna do 3º ano, considerou a visita ao Poder Legislativo uma oportunidade de adquirir conhecimento sobre a política e o voto e gostou de saber que os estudantes também podem ser ouvidos e ter suas reivindicações e anseios atendidos por meio da Ouvidoria Parlamentar. “Muitas das vezes a gente se acomoda com a situação, e a nossa fala acaba não sendo ouvida. Mas, com esse esclarecimento da Ouvidoria Parlamentar, a gente pode fazer reclamações, elogios e apresentar pedidos e dessa forma se sentir inclusivo e saber que somos importantes na sociedade”, afirmou.

Para o professor Jefferson Laurentino de Sousa, a visita dos estudantes é importante para o amadurecimento e o envolvimento deles em relação à política partidária, porque o conhecimento sobre política é superficial. 

“A princípio parece que uma visita como essa não vai chamar tanta atenção deles, justamente devido ao preconceito em relação aos maus políticos, mas, no momento em que se sentem à vontade para reivindicar, sugerir, passam a se sentir representados e, dessa  forma, começam a perceber a importância da política na sociedade”, pontuou.    

O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707.

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *