Assembleia Legislativa celebra 10 anos da Universidade Federal do Cariri

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quinta-feira (31/08), a partir das 17h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar os 10 anos de criação da Universidade Federal do Cariri (Ufca). A solenidade atende ao requerimento do deputado Davi de Raimundão (MDB). 

De acordo com o parlamentar, a Universidade foi fundada em 2013 ainda no Governo da então presidente Dilma Roussef. Ele explica que a instituição abriga campi nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e no Icó, Centro Sul do Estado. “A Ufca está presente na macrorregião do Cariri, que abrange 42 municípios com uma população estimada em 1,4 milhão de pessoas, segundo dados do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014. É importante destacar que universidade se baseia em quatro pilares: ensino, pesquisa, extensão e cultura”, argumenta. 

O deputado ressalta que a instituição tem como objetivo a inclusão social e o desenvolvimento territorial sustentável. Para ele, a instalação da Ufca na região foi uma conquista “com forte mobilização social”, para ofertar ensino público federal com gratuidade e qualidade. “Essa mobilização se deu pelo destaque político e econômico da região, que remonta a tempos anteriores de Padre Cícero e ao turismo religioso. A vinda de uma Universidade Federal para o Carirí foi consequência dessa prosperidade cearense e, com o tempo, se tornou também a causa de desenvolvimento socioeconômico local”, acentua. 

Davi de Raimundão destaca ainda a oferta de programas e projetos de extensão e cultura da Universidade em temas variados desde Educação e Saúde até Economia Solidária. “Os pesquisadores da Universidade desenvolveram estudos que foram destaques no Brasil e no mundo como planejamento urbano, inteligência artificial, Covid-19, turismo criativo e interiorização do ensino superior no Brasil. Promover ensino, pesquisa, extensão e cultura é o que move a Ufca, mas os impactos da presença da instituição no Carirí não se encerram nisso”, reforça.  A instituição, segundo Davi de Raimundão, conta com 326 servidores docentes, 299 servidores técnicos administrativos e 243 servidores terceirizados que contribuem, segundo ele, com a geração de empregos na região.   

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *