Augusta Brito aborda o desafio de ser a terceira senadora cearense da história

Foto: Paulo Rocha

Em participação no Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7 MHz) desta segunda-feira (06/03), a senadora Augusta Brito (PT/CE) destacou o desafio e a responsabilidade de ser apenas a terceira mulher cearense na história a ocupar uma vaga no Senado Federal. Antes dela, apenas Maria Alacoque Bezerra (1989/1990) e Patrícia Saboya (2003/2010) haviam ocupado o cargo.

No mês de março, o Conexão Assembleia vai trazer uma série especial de entrevistas com mulheres que se destacam no cenário político, social, cultural e empresarial. A série presta uma homenagem às mulheres no mês dedicado às conquistas e demandas femininas.

Durante entrevista à jornalista Kézya Diniz, senadora Augusta Brito salientou que assume o mandato com a missão de fazer com que outras mulheres se reconheçam na sua atuação. “Essa é uma das pautas que avalio como das mais importantes. Quando você vê uma mulher se reconhecendo no mandato de outra, isso diz muito sobre representatividade”, ressaltou.

Ainda de acordo com ela, milhões de mulheres cearenses estão depositando confiança no seu mandato. “Não tenho como errar, pela expectativa depositada em mim. Tenho que aproveitar essa oportunidade e fazer com que outras mulheres entendam que também podem estar lá”, avaliou.

Indagada sobre as diferenças que espera encontrar entre o mandato de deputada estadual e o de senadora, relatou que a experiência de oito anos no Legislativo estadual está ajudando muito nesse período de adaptação. 

“As comissões ainda estão sendo definidas e não sei em quais vou participar, mas quero estar presente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam todos os projetos da Casa. Estou preparada para aprender e estou estudando o regimento e montando uma equipe de apoio para participar dos trabalhos de forma bastante ativa, como fiz aqui na Assembleia”, pontuou a senadora.

A questão da distância física entre Brasília e o Ceará, que pode ser uma barreira para a atuação de um senador também foi lembrada. “Tenho essa preocupação de não me deixar absorver pelas demandas de Brasília. Quando estiver no Ceará, quero conhecer ainda mais o Estado, não quero perder o contato, que é o que legitima o mandato. Para representar o povo do meu Estado eu tenho que estar ao lado dele, por isso quero intensificar a minha participação em todo o Ceará”, adiantou.

Sobre as bandeiras que pretende levar ao Senado, Augusta Brito fez uma menção especial ao trabalho desenvolvido junto à Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa. “Levo essa experiência da primeira Procuradoria da Mulher a ter um prédio e sede própria no País. Nós fortalecemos as Procuradorias municipais e queremos levar essa experiência daqui para fazermos algo mais em nível de Senado, para conseguirmos expandir essa atuação para outros estados”, assinalou.

Além das pautas relacionadas aos direitos das mulheres, projetos e políticas voltadas à educação e a fontes de energias renováveis também devem ser abraçadas pela senadora. 

“Quero ocupar todos os espaços em que eu tiver a oportunidade de ocupar. Sei que tenho que trabalhar muito, mas sempre estarei atenta a tudo o que envolver o desenvolvimento para o Ceará, sejam as pautas necessárias ao fortalecimento dos direitos das mulheres, sejam as questões relacionadas ao litígio territorial entre Ceará e Piauí. Enfim, vamos buscar garantir o máximo de políticas públicas e projetos para o Estado”, assinalou Augusta Brito.

CONEXÃO ASSEMBLEIA

Conexão Assembleia é o programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também nas redes sociais da Assembleia Legislativa do Ceará, no Youtube e no Facebook, às segundas-feiras, a partir das 8h. 

A produção é veiculada também na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30. O programa também fica disponível no podcast rádio FM Assembleia, bastando procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *