Ciadi promove dois dias de inclusão e valorização da infância na Alece

Por Juliana Melo

 Atividades são realizadas nesta terça (21/10) e quarta-feira (22/10) – Foto: Bia Medeiros / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), abriu, nesta terça-feira (21/10), o primeiro dia do evento “Mundo Encantado”, realizado em alusão ao Dia das Crianças.

Nos dias 21 e 22 de outubro, o espaço térreo do Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque (Anexo III da Alece) fica dedicado às atividades lúdicas e experiências sensoriais, proporcionando momentos de alegria e integração para crianças e adolescentes atendidos pelo Ciadi. A ação conta com brincadeiras como pula-pula, oficina de bolinhas, pintura de gesso, espetinho de frutas, massinha de slime e desfile à fantasia conduzindo com musicoterapia. 

Primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri esteve presente nas atividades – Foto: Érika Fonseca

A primeira-dama da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Tainah Marinho Aldigueri, participou do evento junto com as crianças e destacou ser “um dia de muita alegria de estarmos aqui reunidos com as crianças e com os seus familiares para celebrar o Dia da Criança e para celebrar a diversidade”. “É na diversidade que a gente encontra a beleza da vida e a gente faz isso aqui todos os dias, acompanhando e estimulando o desenvolvimento das nossas crianças. E, principalmente, promovendo um mundo com mais inclusão e respeito para todas as infâncias. Aqui a gente tem esse compromisso de promover mais sociabilidade para as crianças e para os familiares que precisam ter todo o apoio durante esse processo”, comentou.

Segundo a coordenadora do Ciadi, Aryadna Rocha, o evento foi pensado para incluir os 166 pacientes assistidos pelo Centro. “O Ciadi pensou, junto com a Alece, numa programação de dois dias, com quatro turnos, para todas as crianças  serem contempladas”, explicou.

Atividades foram voltadas para crianças atendidas pelo Ciadi – Foto: Érika Fonseca / Alece

A coordenadora acrescentou que esse “é mais do que um momento de diversão. Porque as terapias, na sua maioria, são individuais. Esse momento é para que a gente consiga reunir todos, para a gente promover a inclusão. As mães chegam pra gente e falam que é muito especial ver o filho sendo incluído”.

Essa é uma das grandes conquistas que Lenice Lelis percebe na filha Maria Luisa Lélis, de oito anos. “Para a mãe de uma criança autista, esse momento de confraternizar, de se comunicar, que é o que eles mais têm dificuldade, é indispensável, é fundamental, é necessário”, pontuou.

Nelma Sampaio e o neto Nicolas – Foto: Máximo Moura / Alece

A servidora pública Nelma Sampaio Lima tem um neto, Nicolas, de oito anos, que é atendido no Ciadi há cinco anos e destacou o progresso dele ao longo desse tempo. “”uando ele era pequenininho […] ele falava muito, mas não interagia. Quando ele começou a vir pra cá, ele foi se desenvolvendo. Hoje, além dele falar muito bem, fala bem explicado, as palavras certinhas, hoje ele continua a conversa, ele conta histórias”, relatou. 

Maria Cecília Aguiar Matos, de oito anos, também teve uma evolução rápida depois que passou a ser atendida no Ciadi. A mãe dela, Glaucineide Lopes de Aguiar, conseguiu a vaga para a filha há 40 dias para terapia ocupacional e psicólogo, e diz que já percebe uma grande evolução. 

“Eu agradeço por ter a oportunidade para ela. Até no colégio melhorou, porque ela estava com muita dificuldade. Ela não conseguia ficar na sala, mas ela já começou a entrar. Essa semana ela foi duas vezes já”, comemorou.

Programação continua nesta quarta-feira (22/10) – Foto: Máximo Moura / Alece

PROGRAMAÇÃO “MUNDO ENCANTADO”

As atividades terão continuidade nesta quarta-feira (22/10), no Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI), a partir das 8h, no turno da manhã, e a partir das 13h30min, no turno da tarde. O evento, voltado para os paciente atendidos no Ciadi, contará com brincadeiras como pula-pula, oficina de bolinhas, pintura de gesso, slime, entre outras atividades. 

Edição: Geimison Maia
 

Fonte: Assembleia legislativa do Ceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *