Cristiane Leitão destaca iniciativas da Alece para mulheres no Conexão Assembleia

Foto: Bia Medeiros

As ações voltadas para mulheres promovidas pelo Legislativo cearense foram evidenciadas pela primeira-dama da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Cristiane Leitão, em entrevista ao Conexão Assembleia, programa multiplataforma da FM Assembleia (13/03), transmitido nesta segunda-feira (13/03). A apresentadora Kézya Diniz também conversou com a empresária Annette Reeds, líder e fundadora do Grupo Mulheres do Brasil, cujas pautas se alinham com as novas propostas do Legislativo.

“A gestão do deputado Evandro Leitão (PDT) na Casa, de fato, proporcionou esse protagonismo, ao criar e dar visibilidade a esses novos órgãos, que olham de forma resolutiva para as demandas das mulheres na sociedade, contribuindo para uma maior igualdade e equilíbrio nas relações, sejam quais forem, familiares, de trabalho, românticas. etc”, avaliou a primeira-dama.

Cristiane Leitão lembrou algumas das principais ações realizadas durante a gestão até o momento. Segundo ela, a criação da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas dentro do Comitê de Responsabilidade Social tem uma das maiores procuras feitas por mulheres entre os serviços oferecidos pela Casa. “É um de nossos principais programas, visto a mudança de valores que a sociedade vive atualmente, o que tem provocado um grande desgaste mental em homens e mulheres”, disse.

Outro projeto destacado, um dos primeiros nesse sentido, foi o Bem-Me-Quero, que promoveu encontros voltado para mulheres em cumprimento de pena – em regime aberto ou semiaberto – e familiares do sexo feminino de apenados, com o objetivo de resgatar a autoestima e fortalecer a inteligência emocional das participantes.

O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), é outro programa que, voltado para crianças, adolescentes com Síndrome de Down ou Transtorno do Espectro Autista – e seus familiares, objetiva trabalhar a inclusão e a autonomia das mulheres na sociedade.

“Nossa maior preocupação com a implantação desses serviços é dar suporte a essas mulheres que desempenham múltiplas funções, como mães, educadoras, e até terapeutas. Muitas deixam de trabalhar para desempenhar esses papéis, perdendo a autonomia. Então, no que diz respeito ao resgate da autonomia dessas mulheres, podemos dizer que tem sido um trabalho exitoso, onde elas estão conseguindo se reencontrar enquanto mulheres”, defendeu,

A primeira-dama explicou que essa gama de programas encabeçados pela Alece conta com apoio do empresariado e sociedade civil cearense, seja no sentido orçamentário, seja na elaboração das demandas que se transformam em serviços.

MULHERES DO BRASIL

A empresária Annette Reeds, líder do Grupo Mulheres do Brasil, explicou se tratar de um movimento criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos, com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o País. Ela explicou que muitas das ações implantadas pela Alece se alinham às do Mulheres do Brasil, e que a integração entre os diferentes setores é fundamental. 

Conforme explicou, o grupo, que recebe mulheres e homens voluntários, trabalha com as demandas exclusivas das mulheres, promovendo ações tais como cursos, oficinas e outros sobre temas abrangentes que abarcam saúde, educação, trabalho e empreendedorismo. 

“Nosso desejo é que nossas ações se tornem políticas públicas, pois é assim que elas ganham abrangência e causam o impacto necessário nas vidas das mulheres”, disse. Annette informou que o grupo é suprapartidário e segue os governos em vigor, “desde que respeitem nossas pautas e demandas não negociáveis”.

A empresária informou também que o grupo é aberto a todos, e que hoje acontecerá um encontro na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), às 18h, com a participação da vice-governadora Jade Romero. “Ela vai falar sobre sua trajetória e as propostas para as mulheres durante seu mandato. É uma oportunidade para recebermos visitantes e apresentar nosso trabalho”, disse.

CONEXÃO ASSEMBLEIA

Conexão Assembleia é um programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), transmitido também nas redes sociais da Assembleia Legislativa do Ceará, no YouTube e no Facebook, às segundas-feiras, a partir das 8h.

A produção é veiculada também na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30. O programa também fica disponível no podcast Rádio FM Assembleia, bastando procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *