Drone da Agefis flagra descarte irregular de lixo no bairro Barroso

Ação faz parte do monitoramento contínuo de pontos críticos de resíduos na cidade

Imagens de drone mostram momento em que caminhão descarta resíduos de forma irregular em terreno no bairro Barroso
Infração é grave, sujeita à multa e apreensão do veículo utilizado

Durante o monitoramento de pontos irregulares de lixo no bairro Barroso, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou, no último sábado (8/11), um caminhão realizando descarte irregular de resíduos sólidos em um terreno. As imagens foram captadas por meio de drone, tecnologia utilizada pela autarquia para reforçar a identificação e responsabilização de infratores.

O proprietário do veículo foi autuado com base no Código da Cidade (Lei Complementar nº 270/2019), que considera o descarte irregular de resíduos uma infração grave, sujeita à multa e apreensão do veículo utilizado. A multa para esses casos varia de R$ 202,50 a R$ 32.400,00.

Além da utilização de drones, a Agefis mantém o monitoramento contínuo de pontos de lixo em toda a cidade por meio do sistema de videomonitoramento. Somente em 2025, a agência já soma 448 autos de infração lavrados por flagrantes de descarte irregular de resíduos realizados por fiscais do videomonitoramento.

Denúncias

A população pode acionar a fiscalização por meio da Central 156 e do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS).

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *