Escolas da Prefeitura de Fortaleza recebem a visita de membros da Coalizão para a Alimentação Escolar

Unidades de ensino asseguram, diariamente, a oferta de alimentação escolar aos alunos como parte das ações de promoção do direito à educação com dignidade

visita escola
A visita ocorreu nesse sábado (20/9) em duas unidades municipais 

Cerca de 170 participantes da 2ª Cúpula Global da Coalizão Global para a Alimentação Escolar visitaram duas escolas da Prefeitura de Fortaleza nesse sábado (20/9). As unidades foram a Escola Municipal de Tempo Integral Maria Odete Da Silva Colares, no bairro Messejana, e o Centro de Educação Infantil (CEI) Olinda Maria Feitosa Parente, na Lagoa Redonda.

Durante a visita, as direções das escolas apresentaram sua experiência com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), referência internacional. As unidades de ensino asseguram, diariamente, a oferta de alimentação escolar aos alunos como parte das ações de promoção do direito à educação com dignidade. Os cardápios são elaborados com base nos princípios da alimentação saudável e adequada e respeitando o percentual mínimo de 30% estabelecido na legislação do Pnae.

A nutricionista Tina Koch veio de Colônia, na Alemanha, e destacou que os dias durante o encontro foram ricos. Além disso, ela reforçou a importância do trabalho nutricional que as escolas fazem para os alunos.

“Os últimos dias foram muito ricos e lindos. É muito importante você levar para os alunos uma boa nutrição. Hoje, podemos aprender muito com o Brasil quando você fala em alimentação de boa qualidade para os estudantes”, afirmou.

A cubana Meylin Vacheco coordena programas sobre alimentos em seu país. Ela reforçou que o Programa Mundial de Alimentos é de grande valia para o povo cubano.

“Para Cuba, é muito importante a alimentação escolar. Isso é uma prioridade do governo. Trata-se de uma estratégia de apoio à segurança de alimentação e nutricional. O governo prioriza o âmbito escolar para poder incidir no que está na saúde e no desenvolvimento dos filhos e das filhas da Cuba. É ótimo ver a experiência do Brasil e intercambiar aprendizagens e boas práticas para contribuir e melhorar a alimentação escolar, em geral”, disse.

Segundo Idrissa Kaba, consultor em desenvolvimento internacional da delegação da República de Nova Guiné, a alimentação precisa ser prioridade para uma escola. Para ele, sem comida, não há como as crianças pensarem e se desenvolverem dentro dela. “Uma alimentação saudável é tudo para uma criança e para um jovem que está aprendendo. E isso percebemos aqui nesta escola. A energia é diferente. Estou muito feliz e ver isso aqui”, destacou.

Coalizão

A cúpula global reuniu cerca de 80 países, entre ministros e autoridades governamentais, além de parceiros de organismos das Nações Unidas e outras instituições. Durante o evento, o prefeito Evandro Leitão assinou a adesão de Fortaleza ao Pacto de Milão, compromisso internacional entre cidades para a transformação dos sistemas alimentares urbanos. O acordo foi firmado durante a 2ª Cúpula Global da Coalizão pela Alimentação Escolar, realizada no Centro de Eventos do Ceará.

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *