Especialista fala sobre transtornos de personalidade no Mulheres no Parlamento
Por Wanessa Tavares / com Assessoria

O programa Mulheres no Parlamento, da Alece TV (canal 31.1), desta quinta-feira (26/09) vai tratar sobre os transtornos de personalidade no contexto da campanha Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. Para falar sobre o tema, o programa recebe a psiquiatra e psicóloga Raquel Maranha.
A médica, que participa do quadro Conversa de Mulher, vai abordar os diferentes tipos de transtornos de personalidade e a importância da psicoterapia no tratamento. Segundo Raquel Maranha, a Organização Mundial da Saúde (OMS) categoriza oito tipos principais de transtornos de personalidade, divididos em grupos como os excêntricos (paranoicos, esquizoides e esquizotípicos), transtornos psicóticos, narcisistas, estriônicos, borderline, transtornos de humor (bipolar e depressão) e antagonistas.
A especialista enfatiza que o diagnóstico psiquiátrico deve ser baseado na análise social, familiar e clínica do paciente. Ela reforça a importância da psicoterapia, que, juntamente com medicações, em alguns casos, é fundamental para o tratamento adequado.
No quadro O que elas Fazem no Parlamento, o programa destaca a atuação da deputada Martinha Brandão (Cidadania), que representa o segmento sindical no Estado. Além disso, a deputada Marta Gonçalves (PL) comenta sobre o projeto de lei n.º 646/2024, de autoria dela, que propõe a criação do Programa de Incentivo à Equoterapia como Método Terapêutico de Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.
O programa Mulheres no Parlamento é apresentado e produzido por Silvana Ximenes Frota, com edição de Samuel Frota e apoio do estúdio de César Ceppi e Erick Campelo. O programa vai ao ar às quintas-feiras, às 20h30, com reprise aos domingos, às 18h. A atração também vai ao ar na rádio Alece FM (96,7 MHZ) às segundas-feiras, às 22h, e fica ainda disponível no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Geimison Maia
Fonte: Assembleia legislativa do Ceara
