Especialistas da área econômica recebem homenagem na Alece

Por Ariadne Sousa

 – Marcos Moura

Profissionais que atuam na área econômica no Ceará foram homenageados em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) na tarde desta quarta-feira (15/10). Na cerimônia, foi ressaltada a importância da categoria para a sociedade e para as instituições públicas, contribuindo para o equilíbrio fiscal e o gerenciamento de recursos.

O deputado Sérgio Aguiar (PSB), solicitante da homenagem, disse que o encontro, promovido em alusão ao Dia do Economista, é uma oportunidade de ressaltar o papel dos profissionais da área, assim como destacar a relevância do trabalho deles no cenário econômico, como na elaboração de alternativas às taxas aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil neste semestre.

“Nesse drible ao tarifaço há a inteligência e o dedo dos economistas. O Nordeste está dando provas de quem quer, venha para cá. O ritmo de crescimento nordestino é fruto também de uma série de políticas públicas que aumentaram o emprego e a renda. Isso prova que vivemos um momento de grandes transformações, e as janelas estão abertas porque a economia não é uma ciência inerte e sempre tem compromisso com a transformação da sociedade”, completou o parlamentar. 

O presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Wandemberg Almeida, ponderou sobre os desafios econômicos globais e ressaltou o quanto o trabalho dos economistas se faz necessário. Segundo ele, além de analisar dados e resultados, os profissionais têm como propósito a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 

“Hoje é um dia para homenagear todos os economistas e gestores públicos que participam e que dedicam o seu conhecimento técnico e sua sensibilidade analítica para compreender os desafios econômicos, propor soluções e orientar de maneira eficiente a criação, o desenvolvimento, as estratégias de políticas públicas que podem transformar nossa realidade”, disse Wandemberg Almeida.

AGRACIADOS 

Para a superintendente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no Ceará, Eliane Brasil, a homenagem se estende a todos aqueles que acreditam na força transformadora da economia como instrumento de desenvolvimento e de justiça social. “Ao longo da minha trajetória no Banco do Nordeste, tive o privilégio de testemunhar o impacto de uma política de crédito estruturada e comprometida com o desenvolvimento e o que isso pode gerar na vida das pessoas e das regiões”, compartilhou.

Eliane Brasil foi uma das homenageadas na sessão solene – Foto: Marcos Moura

Segundo ela, a atuação dos economistas vai muito além dos números, classificando-a como um trabalho de esperança por um país melhor, mais equilibrado. “Que o Dia do Economista e Dia do Professor, lembrado nesta mesma data, nos inspirem a seguir construindo pontes entre o conhecimento e a ação, entre a teoria e a prática, entre o ideal e o possível”, declarou Eliane Brasil. 

Na avaliação do diretor de Fundos e Incentivos Fiscais da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Heitor Rodrigo Pereira Freire, o Brasil tem um grande potencial, seja no aspecto das características ambientais como no talento do brasileiro para o trabalho. “Eu acredito na nossa economia, acredito que o Brasil tem muito a ganhar com cada um de vocês economistas, então quero parabenizá-los pelo seu dia”, finalizou.

Entre os que receberam certificados da Alece estão também Francisco Roberto Dias de Freitas, Heitor Rodrigo Pereira Freire, Eldair Melo Mesquita Filho, Firmo Fernandes de Castro, Tufi Daher Filho, Antônio Luiz Abreu Dantas, Gaudêncio Gonçalves de Lucena, Átila Santos Varela, Irna Cavalcante e Domingo Filho.

Na mesa da solenidade, estiveram presentes ainda o secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Vicente Férrer Augusto, e o coordenador do Curso de Graduação em Economia e Finanças da Universidade de Fortaleza (Unifor), Felipe Sobral. 

Assista à sessão solene:

Edição: Lusiana Freire

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *