Estação Férias traz programação especial em alusão ao Dia Mundial do Rock
Ascom Estação das Artes – Texto
Divulgação – Fotos

Segundo fim de semana do mês de julho tem programação para diferentes gostos musicais na Estação das Artes
A Estação das Artes promove, entre os dias 11 e 13 de julho, o segundo fim de semana da Estação Férias, com programação musical que vai do rock ao brega e evento de cicloturismo em parceria com o Museu do Ceará.
Integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e gerido em parceria com o Instituto Mirante, o espaço cultural oferece atividades e shows gratuitos para todos os públicos.
Clássicos do brega animam a sexta-feira (11)

O fim de semana começa com brega e sofrência. Às 18h, o DJ Penaforte traz a setlist “Cotovelo – Bregas e outras fossas” com hits do gênero musical que causam “dor de cotovelo” no público.
Mais tarde, a partir das 20h, a cantora cearense Júlia Dantas faz uma homenagem à Marília Mendonça, cantando sucessos da sertaneja e outras músicas que transitam entre pop, MPB, rock, blues e folk. A apresentação conta com interpretação em Libras.
Sábado com programação para os rockeiros (12)

No sábado, dia 12, a Estação das Artes vai celebrar o Dia Mundial do Rock, comemorado no dia 13 de julho. A garantia é de uma noite especial para os amantes do Rock and Roll.
Às 19h, a Banda Conte! sobe ao palco da Gare com um metal moderno. Com letras sobre saúde mental, carrega a mensagem “Conte sua história!”, incentivando coragem, superação e acolhimento por meio da música. O show conta com interpretação em Libras. Logo depois, às 20h, a banda cearense Backdrop Falls traz o punk rock alternativo para o público.
Mais tarde, a partir das 21h, a banda FuckTheSystem realiza um tributo ao System Of a Down, banda de metal reconhecida por inúmeros sucessos, como “Chop Suey”, “Aerials” e “Toxicity”.
Domingo (13) com cicloturismo e atividades infantis na Estação das Artes

No domingo, dia 13, a Estação das Artes e o Museu do Ceará oferecem uma programação para exercitar o corpo e a mente. Às 7h, a pedalada sai do Complexo Cultural Estação das Artes até o Museu do Ceará – Anexo Bode Ioiô. Durante todo o trajeto, os participantes passeiam por importantes equipamentos culturais do Estado.
Ainda na programação do Domingo na Estação, a partir das 10h, começa uma oficina infantil que ensina conceitos básicos do bordado com a orientação das arte-educadoras Talita Késsia e Fleuri Cardoso.
Às 11h, acontece uma Jam Session para bebês (0 a 5 anos), na qual os pequenos poderão desenvolver habilidades sensoriais e motores por meio de dança, sonoridades e gestos. A ação acontece com a mediação do educador Well Fonseca.
Já às 11h30, o Museu Ferroviário embarca na programação da Estação das Artes com a atividade Museu a céu aberto, visita mediada à antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe. Os participantes vão conhecer desde a escolha do local para construção de uma estação ferroviária central no Ceará até a transformação que o espaço viveu ao longo das décadas, com destaque para seus usos. São 30 vagas por ordem de chegada, sem inscrições prévias. O ponto de encontro é a Gare da Estação das Artes.
A atração musical do dia será o grupo de choro Ingênuo, que se apresenta a partir das 13h até às 14h30. O grupo tem como inspiração autores consagrados no Choro como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth, entre outros.
Também no domingo, 13, a Gare da Estação das Artes recebe parte da programação do Paku: Encontro Popular da Cultura Geek – 2025, promovido pela Kuya – Centro de Design do Ceará. O evento conta com oficinas, rodas de conversa, feira de design autoral, além de Concurso de Cosplay, arena de jogos e outras atividades que envolvem o universo geek.
Este será o último fim de semana de visitação da Exposição Subsequência, na plataforma da Estação das Artes. A ação é promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço. Com reflexões sobre a relação das histórias em quadrinhos e as artes visuais, reúne obras com produção contemporânea de quadrinhos que extrapolam os limites das páginas de revistas e ocupam as galerias de arte.
Sobre a Estação Férias
Durante todos os fins de semana de julho, a Estação das Artes promove a Estação Férias, que visa ofertar atividades e atrações gratuitas durante o período de férias. A programação é divulgada semanalmente nos perfis oficiais da Estação das Artes e do Instituto Mirante.
No domingo, as atividades são gratuitas e abertas ao público, com entrada por ordem de chegada até atingir a capacidade do espaço. Nas sextas-feiras e nos sábados, o acesso é para maiores de 18 anos, com a entrada de menores de idade sendo permitida apenas com a autorização do responsável legal.
Serviço
Programação Estação Férias
Dias: 11 a 13 de julho
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita.
Mais informações:
Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara
Sexta, 11
18h às 19h50 – “Cotovelo – Bregas e outras fossas”, com DJ Penaforte
20h às 21h30 – Júlia Dantas canta Marília Mendonça (Acessível em Libras)
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Sábado, 12
Rock na Estação
19h às 19h40 – Banda Conte! (Acessível em Libras)
20h às 20h40 – Banda Backdrop Falls
21h às 22h – Banda FuckTheSystem – Tributo ao System of a Down
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo, 13
6h30 às 7h – Concentração Bó di Bike na Praça da Estação (Parceria Museu do Ceará)
10h às 13h – Oficina infantil Brincando de Bordar, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso
10h às 15h – Paku: Encontro Popular da Cultura Geek (Parceria Kuya – Centro de Design do Ceará)
11h – Jam Session para bebês (0 a 5 anos), com Zepelim Arte para Infância (Parceria Sesc)
11h30 às 12h30 – Museu a céu aberto: visita mediada aos principais pontos da antiga Estação Ferroviária Prof. João Felipe (Parceria Museu Ferroviário Estação João Felipe)
13h às 14h30 – Grupo Choro Ingênuo
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre
Fonte: Governo do Estado do Ceará