Famílias do Ciadi participam da Liga Esportiva Nescau na Praia do Futuro
Por Narla Lopes

Liga Esportiva Nescau conta com a participação das famílias do Ciadi – Foto: Pedro Albuquerque
O Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) marcou presença na Liga Esportiva Nescau, realizada nesse sábado (08/02), na Praia do Futuro, em Fortaleza. O evento incentiva a prática esportiva entre crianças e jovens desde 2015 e proporciona um dia de esporte, lazer e inclusão. O Ciadi participou com 25 crianças e adolescentes, acompanhados por seus familiares, e contou com o suporte de 11 profissionais da instituição.
Essa foi a segunda participação do Ciadi na liga, reforçando o compromisso com a inclusão por meio do esporte. “Trouxemos as crianças e adolescentes que acompanhamos para vivenciar momentos de lazer e comunhão com suas famílias, outras instituições e profissionais”, destacou Bráulio Teixeira, orientador de Célula do Ciadi.
Entre os presentes, o pequeno Calab, que, ao lado da mãe, Zuila Vieira, não escondeu a empolgação. “Estou gostando!”, afirmou. Zuila ressaltou a importância do evento. “O Ciadi sempre proporciona momentos maravilhosos assim para a gente. Nossos filhos adoram, é uma alegria tão grande que eles não conseguem se conter”, disse.

Foto: Pedro Albuquerque
A Liga Esportiva Nescau oferece dez modalidades esportivas, incluindo vôlei de praia, futebol de areia, futsal, surfe, skate, beach tennis, além de oficinas adaptadas para crianças e jovens com deficiência. Durante o evento, os participantes receberam kits com produtos dos organizadores e materiais informativos sobre a importância da prática esportiva.
A organização foi um ponto importante para garantir uma experiência positiva para as crianças assistidas. Melissa Sampaio, da Assessoria de Apoio à Comunicação do Ciadi, destacou esse planejamento. “A organização foi excelente. Temos um ótimo retorno dos pais e das crianças. O Ciadi acredita em um trabalho interativo e multidisciplinar, envolvendo tanto a equipe quanto as famílias”, explicou.
Foi o que também destacou Vicente Cristino, profissional de Educação Física do Ciadi. “Nosso público é, em grande parte, de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), e a nossa proposta é oferecer atividades que vão além do Ciadi. Eles participam do surfe, do skate, do futsal, do futebol de areia, do voleibol, de todas essas modalidades”, pontuou.
A competição contou ainda com a presença da atleta paralímpica Verônica Hipólito, medalhista de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016. “A Liga Nescau ainda é a única no mundo que reúne crianças com e sem deficiência para praticarem esportes juntas. Mas isso está crescendo cada vez mais porque sabemos que aqui todo mundo joga. Eu mesma já quero entrar e brincar com todo mundo”, celebrou.
A Liga Esportiva Nescau tem como principal objetivo incentivar a prática esportiva e seus benefícios. “Nosso objetivo é encantar crianças e trazê-las para o esporte, porque acreditamos que ele ensina muito: movimenta o corpo, reduz o sedentarismo, promove a socialização e o trabalho em equipe”, afirmou Anamaria Monte, gerente da Liga Esportiva Nescau.
Edição: Vandecy Dourado
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará