Gestão municipalista de Romeu Aldigueri é enaltecida em homenagem a vereadores na Alece

Por Pedro Emmanuel Goes

 – Dário Gabriel

A gestão “municipalista” do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), foi enaltecida durante sessão solene realizada na noite desta terça-feira (18/11), em alusão ao Dia Nacional do Vereador, celebrado anualmente em 1 de outubro. Durante a solenidade, que atende à solicitação do presidente da Casa e dos deputados Stuart Castro (Avante), Davi de Raimundão (MDB), Carmelo Bolsonaro (PL), Antônio Henrique (PDT) e Sérgio Aguiar (PSB), mais de 450 vereadores cearenses foram homenageados com certificados.

O presidente Romeu Aldigueri ressaltou, durante a homenagem, que o Legislativo Municipal é o poder mais próximo da sociedade. De acordo com ele, a Alece tem trabalhado, em sua gestão, para aprimorar o trabalho realizado nos municípios pelas Câmaras, levando até elas ações e projetos da Alece para que se tornem serviços efetivos nos municípios. 

Entre as ações que beneficiam e acolhem os legisladores municipais de todo o Ceará, Romeu Aldigueri destacou a implantação e inauguração do Escritório de Desenvolvimento Institucional do Legislativo (Edil), um canal de atualização legislativa para vereadores e servidores, oferecendo informações que impactam a gestão pública. “Assim, a Alece vai reforçar seu compromisso com a modernização e o fortalecimento do Legislativo, aproximando o Parlamento das câmaras municipais e ampliando o apoio técnico aos legislativos locais”, informou

De acordo com ele, o Edil será um espaço para acolher os vereadores e vereadoras. “Ele estará de portas abertas para aquele legislador que deseja ajuda para elaborar um projeto, tirar dúvidas, buscar uma consultoria jurídica, entre outras atividades, oferecendo a todos a nossa expertise, nosso corpo técnico, e todos os nossos programas”, disse. 

Deputados estaduais também participaram da solenidade. Entre eles, o vice-presidente da Alece, deputado Danniel Oliveira (MDB), que enalteceu o trabalho dos vereadores e vereadores, cujo papel ele qualificou como “estratégico” na sociedade. “A assistência que chega aos municípios depende do trabalho destes homens e mulheres, e sem eles, muitos municípios e distritos cearenses não teriam chegado ao bom nível de desenvolvimento que dispõem hoje”, defendeu.

Na mesma linha, o deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas) também enfatizou que os vereadores “são uma das categorias mais desvalorizadas entre os políticos, algo que não corresponde ao trabalho e dedicação com que exercem sua função”. Ele também destacou que a homenagem de hoje foi a maior que a Alece já fez, e que esse reconhecimento é fundamental para que os legisladores se sintam valorizados e busquem as melhorias que seus municípios necessitam.

Representando os vereadores do estado do Ceará, o presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, Raphael Pessoa (MDB), elogiou a “gestão municipalista” da Alece, e ressaltou que “a melhor forma de abraçar a sociedade é abraçar suas Câmaras Municipais”. Ele disse que o Edil é uma iniciativa inédita, e que vem ao encontro das necessidades vividas por muitas câmaras municipais. 

“Nós, da Câmara de Maracanaú, já estamos utilizando o Edil, pois estamos instituindo uma nova lei orgânica do município, e a expertise da equipe do escritório será de grande apoio para nós, e podemos utilizar desse serviço como apoio para muitas outras demandas”, comemorou.

Já o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Samuel Isidoro (União), reforçou que o reconhecimento concedido hoje aos vereadores cearenses “é um momento único”. O vereador, de acordo com ele, “é o político que realmente observa os anseios da população e leva suas demandas para o Executivo, para o Legislativo cearense, para as Secretarias do Estado, e assim fazendo chegar até o governador”.

Ele também comemorou a inauguração do Edil, e o avaliou como “um instrumento que vai levar muito conhecimento para os vereadores e vereadoras para ser aplicado em muitas iniciativas nos municípios”.  “Seja na reforma de seu regimento interno, na reformulação da lei orgânica do município, mas principalmente levará bem-estar aos vereadores e vereadoras”.

Participaram da solenidade os deputados De Assis Diniz (PT), Guilherme Landim (PSB), Antonio Henrique (PDT), Almir Bié (Progressistas), Jô Farias (PT), e Guilherme Bismark (PSB); além do presidente de honra da UVC, o ex-vereador Toinho Abençoado (PDT); e o diretor legislativo da Alece, Carlos Martins. 

Foi registrada, ainda, a presença de vereadores e vereadoras de Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Santa Quitéria, Quixeré, Varjota, Fortim, Barroquinha, Salitre, Beberibe, Pacoti, Milagres, Capistrano, Cascavel, Guaiuba, Paracuru, Iracema, Caridade, Boa Viagem, e outros. 

Pedro Emmanuel Goes

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *