Importância do profissional economista é destacada em solenidade na Alece

Foto: Máximo Moura
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta segunda-feira (18/09), sessão solene para comemorar o Dia do Economista, celebrado anualmente em 13 de agosto. Na ocasião, foram destacadas as contribuições dos profissionais para o desenvolvimento social.
Durante o encontro, que foi promovido no Plenário 13 de Maio, o deputado Sérgio Aguiar (PDT), autor do requerimento que originou a homenagem, pontuou as diferentes áreas de atuação dos economistas, seja no setor privado ou público, ressaltando que em cada uma delas os profissionais exercem papel fundamental para a economia do Estado e do País.
“O trabalho do economista está ligado à matemática e à sociologia. Aliando esses conhecimentos, o economista faz previsões que ajudam um indivíduo, uma empresa ou um governo a agir da forma que traga mais benefícios econômicos, maior oferta de bens ou serviços e a melhoria nas condições de vida das pessoas”, declarou o parlamentar.
Representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o secretário Executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Fábio Feijó, afirmou que a missão do economista é a de administrar as necessidades da população e os meios disponíveis para atendê-las. “Ele deve planejar de forma científica, de forma pragmática, orientando a sociedade para o melhor uso dos recursos”, completou.
HOMENAGEADOS
Para o deputado federal Danilo Forte (União-CE), as peculiaridades próprias da economia do Brasil tornam ainda mais admirável o trabalho da categoria. Segundo ele, a atuação dos economistas se faz ainda mais necessária diante do cenário atual, no qual é preciso avançar na reforma tributária que tramita no Congresso Nacional. Danilo considera que a efetivação do projeto é capaz de tornar o País competitivo em nível mundial.

Henrique Câmara, presidente do BNB, destaca amplitude da formação do economista – Foto: Máximo Moura
O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Henrique Câmara, ressaltou que a amplitude de campos de estudo oferecida nos cursos de Ciências Econômicas cria um ambiente para que os profissionais desenvolvam um arcabouço teórico e conceitual que lhes permite exercer suas atividades com mais competência.
Na solenidade, foram homenageados ainda o segundo vice-presidente da Federação do Comércio do Ceará, Luiz Fernando Bittencourt; a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha, e o jornalista da startup Focus.jor, Fábio Campos Martins.
A mesa da cerimônia contou ainda com a participação do deputado estadual De Assis Diniz (PT); do ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara; do presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), Igor Macedo de Lucena; do reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Randal Martins Pompeu, e da representante da Comissão das Mulheres do Corecon-CE, Raquel Sales.
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br