Inesp e Associação Cactus entregam neste sábado premiação regional da Maratona Tech 2023
Por Geimison Maia/com Assessoria

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), realiza neste sábado (09/12), a partir das 10h, no Auditório Murilo Aguiar, a Solenidade de Premiação Regional da Maratona Tech 2023.
Durante a cerimônia, serão premiados 58 estudantes de escolas públicas cearenses – sendo 11 menções honrosas, 31 medalhas de bronze, 10 de prata e seis de ouro.
A Maratona Tech é a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil. Só na edição de 2023, foram mais de 3.800 escolas inscritas de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. O objetivo é despertar a tecnologia entre os estudantes, apresentando as oportunidades que o setor oferece hoje e no futuro.
A competição ocorreu nos meses de agosto e setembro em duas fases, divididas em 3 níveis – com alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos e do ensino médio. Na fase 1, os estudantes trabalharam em equipe para entender que tecnologias existentes podem solucionar desafios da sua comunidade.
Os estudantes mais bem avaliados passaram para a fase 2, na qual aprenderam sobre lógica computacional, respondendo a perguntas do robô Zeca, mascote da Maratona Tech. Os estudantes mais bem pontuados foram os destaques e premiados desta edição.
O evento contará com a presença do presidente da Associação Cactus, Jefferson Vianna, e do diretor-executivo do Inesp, prof° dr. João Milton Cunha de Miranda.
A Cactus é a responsável pela realização da Maratona Tech. A ONG atua no desenvolvimento de projetos de inovação que unem necessidades sociais à geração de oportunidades dentro do ambiente escolar.
Edição: Clara Guimarães
Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br