Inesp lança edição que conta história do judô no Ceará entre 1950 e 1969

Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do seu Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), em parceria com o Instituto Cuca, lança o livro “Uma História do Judô no Estado do Ceará: da década de 1950 a 1969”, da autoria de Jean Silva Cavancante, nesta terça-feira (04/04), às 18h, no Cuca Pici.

A obra conta a história da arte marcial originada no Japão desde a Era Meiji, que vai de 1868 a 1912, período marcado por muitas transformações importantes na sociedade japonesa, passando por Jigoro Kano, fundador da arte, sua caminhada do Japão ao Brasil e, consequentemente, no estado do Ceará. 

A publicação apresenta ainda informações sobre a graduação de faixa preta, a relação de poderes dos Youdanshas, denominação dada àqueles que já ultrapassaram todos os níveis básicos. Por fim, a edição disserta sobre as funções do professor e do mestre de Judô.

O diretor executivo do Inesp, prof. Dr. João Milton Cunha de Miranda, destaca que a publicação contribui com os objetivos da Casa Legislativa, tendo em vista que é papel de um estado enxergar o ser humano de forma integral. “Sabe-se que a prática do esporte também deve ser fomentada pelo Estado, configurando um direito a ser garantido ao cidadão”, afirma. 

Dr. João Milton completa ressaltando que “a Alece enxerga a necessidade de ações políticas efetivas voltadas para o esporte e que propiciem não somente a ampliação dos acessos e a qualificação dos indivíduos, mas o desenvolvimento social”.

Fonte da Matéria:http://www.al.ce.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *