Presença feminina na astronomia é destaque no Mulheres no Parlamento
Foto-Reprodução

O programa Mulheres no Parlamento, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta quinta-feira (01/12), o aumento da participação feminina na astronomia.
Até bem pouco tempo essa era uma área profissional muito masculina, mas hoje já existe um número considerável de mulheres envolvidas com a profissão e no próximo ano, de forma inédita, a primeira mulher deverá ir à Lua.
No Ceará, três adolescentes – Eduarda, Vitória e Samyle – participaram da III Jornada Cearense de Foguetes, realizada no último mês de maio, na Base Aérea de Fortaleza. Elas conquistaram o primeiro lugar geral usando garrafas pet e se classificaram para a 34ª Jornada Nacional de Foguetes, que ocorreu no mês passado, em Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro.
As alunas do Colégio 7 de Setembro, em Fortaleza, e o professor de Astronomia, Eduardo Rodrigues, conversaram com a jornalista Silvana Frota. Eles falaram sobre a importância da astronomia como ciência, sobre o interesse dos jovens pelo tema, o número de escolas no Ceará que oferecem essa disciplina aos alunos e comentaram ainda sobre o futuro da astronomia.
ASTRONOMIA NO CEARÁ
No Estado, a cidade de Sobral na região Norte, se destaca na área com o Museu e um Planetário. O Museu do Eclipse foi criado em 1999, pela Prefeitura Municipal de Sobral, para a comemoração dos 80 anos do fenômeno que ajudou a comprovar a Teoria da Relatividade do físico e matemático Albert Einstein, ocorrido na manhã do dia 29 de maio de 1919. O Museu é hoje um ícone de divulgação histórica e científica, estando acessível para visitantes de todas as idades.
Já o Planetário de Sobral é um equipamento para apresentações de espetáculos — verdadeiros shows virtuais de astronomia, visando o entretenimento cultural e a educação. O equipamento é destinado a reproduzir, artificialmente, por projeção, os aspectos do céu e da natureza, além de permitir uma observação simulada do universo.
Com produção e apresentação da jornalista Silvana Frota e edição de imagens de Samuel Frota, o programa Mulheres no Parlamento vai ao ar às quintas-feiras, às 20h30, com reprise no domingo, às 18h.