Procuradoria da Mulher da Alece realiza campanha de prevenção à violência no Antônio Bezerra

Por Giovanna Munhoz

 – Foto: Júnior Pio

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), realizou, nesta sexta-feira (05/12), ação educativa de prevenção a violência contra as mulheres, no terminal do Antônio Bezerra. A inciativa integra a campanha mundial 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que busca conscientizar a sociedade sobre as diversas formas de violência que atingem meninas e mulheres. A atividade faz parte de uma série de ações do Poder Legislativo que segue até a próxima quarta-feira (10/12).

Além de conscientizar e ofertar serviços, durante a ação, são levadas informações à população  sobre  projeto NINA, desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, que busca ampliar o acesso aos canais de denúncias e proteção.

Profissionais da PEM e Etufor em ação educativa de prevenção à violência contra a mulher. Foto: Júnior Pio

Para a Procuradora Especial da Mulher na Casa, deputada Juliana Lucena (PT), a campanha representa um momento estratégico para ampliar diálogos e fortalecer políticas de proteção. “Levar essa pauta para os espaços públicos é essencial para romper o silêncio e alcançar quem mais precisa”, explicou. 

A parlamentar assinalou ainda que os 21 dias de ativismo “é um convite à sociedade para que todos se engajem na construção de um Ceará mais seguro e igualitário para as mulheres”. 

A coordenadora da PEM, Karisia Mara, explicou que a proposta da Alece apresenta não apenas os serviços ofertados pelo Procuradoria Especial da Mulher, como também alerta para a relevância de combater de forma efetiva todas essas formas de violência. “Queremos fomentar ações efetivas, esclarecer a população, mostrar as formas de denunciar e conscientizar a sociedade sobre os 21 dias de ativismo e o que isso significa”, apontou.

Projeto Nina

Projeto Nina busca combater o assédio nos transportes coletivos. Foto: Júnior Pio

Karisia Mara destacou ainda que, engajadas às ações da Alece, profissionais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) apresentaram o projeto NINA, ferramenta da Prefeitura de Fortaleza voltada ao mapeamento e à denúncia de casos de assédio sexual no transporte público. A ferramenta está disponível no aplicativo Meu Ônibus e permite que usuários registrem ocorrências de forma anônima, contribuindo para a identificação de padrões, horários e locais de maior risco.

21 Dias de Ativismo

A mobilização, coordenada pela PEM, soma esforços à campanha global que busca conscientizar a sociedade sobre a urgência de prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra mulheres e meninas. Além de ações nos espaços públicos, a agenda conta com atividades formativas, culturais, esportivas e de atendimento ao público, reforçando o compromisso do Poder Legislativo com a promoção dos direitos das mulheres.

Edição: Clara Guimarães

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *