Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública é homenageada na Alece
Foto: Paulo Rocha
Texto: Divulgação

Os cinco anos de criação da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (Recigp) foram lembrados, na manhã desta segunda-feira (15/05), durante solenidade na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). O evento, que aconteceu no Plenário 13 de Maio, atendeu a solicitação do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), requerente da solenidade. O órgão tem a finalidade de compartilhar conhecimentos e soluções de tecnologia da informação, voltados para a melhoria dos resultados institucionais e da administração pública.
O requerimento da homenagem foi subscrito pelos deputados Jô Farias (PT), Osmar Baquit (PDT), Agenor Neto (MDB), Alysson Aguiar (PCdoB), Antônio Granja (PDT), De Assis Diniz (PT), Júlio César Filho (PT) e Sérgio Aguiar (PDT).
Segundo o deputado Evandro Leitão, a Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública foi celebrada em março de 2018, entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; Defensoria Pública; Tribunal de Contas e Ministério Público. “A rede tem a finalidade de melhorar os serviços prestados à população. Para isso compartilhamos conhecimentos e soluções voltados para eficácia dos resultados. O Poder Público deve fundamentar seus passos no cumprimento da missão, assegurando eficiência nos processos dos serviços prestados e é indispensável à função do controle interno”, disse.
O parlamentar parabenizou todos que integram a Controladoria da Alece, órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Legislativo Estadual. “Gratidão a esses que exercem suas funções com excelência. São essas informações de relevância que nos ajudam a compreender melhor como os gestores devem traçar o norte de sua atuação”, assinalou.
Evandro Leitão pontuou ainda que entre os desafios da Rede, está o compartilhamento de informações voltadas para o exercício do controle e melhoria dos resultados, mas também o desafio de sensibilizar os demais municípios do Estado a aderirem à Rede Estadual de Controle Interno. “Dos 184, apenas 37 aderiram. Temos tendência a querer fazer as coisas acontecer com a nossa celeridade, mas é preciso sensibilizar os gestores, mostrar que a Controladoria é um órgão extremamente importante na gestão pública. Cada vez mais queremos um Estado justo e igualitário e para isso, precisamos estar atentos às políticas públicas e ações que queremos fazer”, explicou.

Presidente da Alece deputado Evandro Leitão (PDT), discursa durante sessão solene \ Foto: Paulo Rocha
A deputada Jô Farias ressaltou a importância do controle interno na gestão. “Quando somos eleitos, são muitas responsabilidades que nos acompanham. A Controladoria nos ajuda a ser vigilante nas contas. Precisamos saber que existe essa rede de proteção, o que é bom para a população e auxilia o gestor”, apontou.
O deputado Guilherme Bismark (PDT) também salientou a relevância do controle interno para os gestores. “O controle interno é um braço do Ministério Público. É o que vai auxiliar e ajudar que a coisa certa seja feita. Quando assumimos um papel público, temos o dever de fazer a boa política e o controle interno facilita esse papel”, disse.
A controladora da Alece, Silvia Helena Correia, agradeceu a parceria do presidente da Casa e da primeira dama, Cristiane Leitão, além das presenças dos controladores e servidores presentes. Silvia Helena frisou ainda que com o trabalho da Rede, a grande maioria dos municípios passou por modernização e reestruturação. “A Rede foi o motor de uma integração. Um movimento positivo que tem por finalidade contribuir com a gestão pública melhorando os resultados entregues aos cidadãos”, reiterou.
Durante a sessão solene, foi lançado ainda o livro “A Integração do Sistema de Controle Interno para o Fortalecimento da Governança Pública”, da autoria da controladora da Alece, Sílvia Helena Correia Vidal.
Foram homenageados durante o evento, representantes da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública; Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp); Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará; Ministério Público do Estado; controladores dos municípios de Sobral, Aracati, Caucaia, Cascavel, Horizonte; Alto Santo, São Benedito e Maracanaú além da Controladoria e Ouvidoria Geral de Fortaleza.
Além de deputados federais e estaduais, estiveram presentes na solenidade a primeira dama da Casa, Cristiane Leitão, prefeitos, servidores, representantes da Procuradoria Geral de Justiça, Procuradoria Geral do Estado, Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e outros órgãos.
Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br