Reunião na Alece debate projetos de energias renováveis no Ceará
Por Ricardo Garcia/com Assessoria

A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promove, nesta quinta-feira (21/03), a partir das 17h30, reunião com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e a Comitiva Interministerial da Mesa de Diálogos sobre Energias Renováveis. O debate, que vai acontecer no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, foi solicitado pela Secretaria Geral da Presidência da República para que o BNB possa apresentar o programa Roça Solar.
O projeto alia a tecnologia da fruticultura e da geração de energia solar fotovoltaica à vontade de produzir das comunidades do sertão cearense.Na ocasião, o BNB vai discorrer sobre o projeto para a Comitiva, que está visitando o Ceará, junto com entidades e representantes de comunidades impactadas.
Segundo o presidente da Comissão de Agropecuária da Alece, deputado Missias Dias (PT), além da reunião, uma mesa de diálogos vai acontecer nesta tarde, reunindo uma série de entidades, movimentos e comunidades atingidas pelos impactos das energias renováveis. “É um espaço que coroa o processo de escuta que o Governo Federal veio realizar junto aos sujeitos implicados nesse contexto”, pontua. Segundo o parlamentar, o debate vai contar com especialistas na área de meio ambiente e energias renováveis, bem como pesquisadores de universidades.
Para o deputado, a reunião com o BNB tem o intuito de dialogar e apresentar programas da região para a comitiva do Governo. “Esperamos que esse diálogo acumule no sentido de termos um saldo positivo, no que diz respeito às demandas e necessidades dos mais atingidos”, assinala.
Ainda de acordo com Missias Dias, o objetivo é buscar parcerias para políticas públicas que possam incidir nas comunidades de forma positiva no contexto das ações de transição energética justa e inclusiva. “Será uma primeira conversa de alinhamento de informações para futuras pactuações e parcerias”, pontua.
Fora convidados para a reunião, representantes do BNB, da Secretaria-Geral da Presidência da República; dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, da Saúde, do Trabalho e Emprego, de Minas e Energia; do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), do Instituto Terramar, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); além do mandato do deputado Renato Roseno (Psol).
Edição: Adriana Thomasi
Fonte da matéria: Assembleia Legislativa do Ceara