Sessão solene reconhece importância da saúde digestiva e homenageia entidades que atuam na área

Por Ariadne Sousa

Sessão solene foi realizada no Plenário 13 de Maio – Foto: Marcos Moura / Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promoveu, na tarde desta segunda-feira (24/03), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem à Associação Cearense de Gastroenterologia, à Sociedade Brasileira de Endoscopia e Endoscopia Digestiva do Ceará (Sobed-CE) e à Associação Norte-Nordeste de Coloproctologia. Na cerimônia, foi realizado o lançamento da campanha Março Azul, voltada à conscientização sobre o câncer de intestino e colorretal. 

Deputado Heitor Férrer (União) ressaltou o trabalho desempenhado pelos profissionais – Foto: Marcos Moura / Alece

O requerente da solenidade, deputado Heitor Férrer (União), exaltou o trabalho das entidades homenageadas, classificando-o como de excelência e utilidade pública. “Diz respeito à busca de melhor informar a sociedade sobre um dos males que afetam grande número de brasileiros e, portanto, urge disseminar conhecimento sobre o assunto em campanha que anualmente se realiza com grande proveito social: o Março Azul”, apontou.

O parlamentar ressaltou ainda a importância da prevenção e  do diagnóstico precoce do câncer de intestino. “É uma doença silenciosa que requer atenção aos sinais e fatores de risco. Com um diagnóstico precoce, o câncer de intestino tem até 90% de chance de cura”, informou.

Presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Alessandrino Terceiro de Oliveira falou sobre a importância da conscientizar a população a respeito da saúde digestiva – Foto: Marcos Moura / Alece

Nesse sentido, o presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Alessandrino Terceiro de Oliveira, avaliou que a Campanha Março Azul exerce importante função na conscientização da população sobre o câncer colorretal. “Difundimos os sinais e sintomas, assim como a importância do rastreamento em pessoas de maior risco. Nesse cenário, estamos todos unidos nessa boa causa, sem qualquer divisão na sociedade, seja por questões de raça, de sexo, de política ou de qualquer outra”, comentou.

A lista de homenageados contou ainda com a presidente da Associação Cearense de Gastroenterologia (ACG), Heltia Duarte de Sena Pinto; o presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Coloproctologia, Francisco Sérgio Pinheiro Regadas; o presidente da Cooperativa de Endoscopia do Ceará (Coopend), Décio Sampaio Couto Júnior; o mestre em Farmacologia Clínica pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e médico do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Gildo Barreira Furtado; e o presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia, Francisco Sérgio Rangel de Paula Pessoa. 

Completaram a mesa da solenidade o coordenador de Apoio à Gestão da Rede Assistencial da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, Luciano Barreto Quental, que reafirmou o compromisso da gestão estadual com a Campanha Março Azul; e a vereadora da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) Katia Rodrigues (PDT). 

Confira a íntegra da sessão solene: 

Edição: Geimison Maia

Fonte: Assembleia legislativa do Ceara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *