Solenidade em homenagem a cirurgiões-dentistas destaca a importância da valorização da categoria
Por Ariadne Sousa

– Foto: Marcos Moura
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta segunda-feira (10/11), sessão solene em alusão ao Dia Nacional do Cirurgião-Dentista. Na cerimônia, foi ressaltada a importância da categoria para a saúde pública e para a qualidade de vida dos cearenses.
O deputado De Assis Diniz (PT), solicitante da homenagem, disse que o encontro foi uma oportunidade de destacar a relevância do trabalho dos cirurgiões-dentistas, que, apesar de ter como foco a saúde bucal, reflete em todo o sistema imunológico humano. Nesse sentido, o parlamentar ressaltou a importância de que os profissionais sejam reconhecidos e valorizados.
“Parabéns, longevidade, reconhecimento, profissionalismo e, principalmente, valorização da categoria. Nós precisamos também de bons salários para exercer as nossas habilidades e as nossas competências, e ter atitudes para garantir a quem mais precisa, um sorriso de alegria e de longevidade. E que a gente tenha a certeza de que com vocês o resgate da cidadania de muitos irmãos será garantido”, disse De Assis Diniz.
Representando o Governo do Estado, a diretora-geral do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – Centro, Jéssica Josino Monteiro, salientou que a odontologia é parte essencial da promoção da saúde integral e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, os CEO’s, que integram a rede de saúde bucal do Estado, têm se consolidado como referência nacional em atendimento especializado.
“Nos CEO’s, realizamos diariamente procedimentos que mudam realidades, desde tratamentos endodônticos, cirurgias e até atendimento de pacientes com necessidades especiais. Cada sorriso restaurado é um esforço coletivo do governo do Estado, das equipes de saúde local, dos gestores municipais e, sobretudo, dos profissionais que dedicam a sua vida a cuidar de pessoas”, afirmou Jéssica Josino Monteiro.
Membro do Conselho Odontologia do Estado do Ceará, Janaina Rocha notou que todas as homenagens da solenidade foram destinadas a mulheres e falou do orgulho que sente pela profissão. “De fato, a odontologia é uma profissão que está eminentemente feminina e esse olhar do lugar, do carinho, do afeto dentro da odontologia tem trazido muito isso pra gente. Então, acho que hoje é uma noite de celebração. É uma noite que estamos aqui celebrando o quão importante é a odontologia”, apontou.
HOMENAGENS

Servidora da Alece Anastácia Leite Jucá Ramalho ressalta ações realizadas pela Célula de Odontologia da Casa. Foto: Marcos Moura
Em nome dos agraciados, a analista legislativa da Alece Anastácia Leite Jucá Ramalho estendeu a homenagem a todos os cirurgiões-dentistas lotados na Célula de Odontologia da Alece. “É com imensurável alegria que recebemos, por parte desta Casa, o reconhecimento do impacto na saúde bucal e na qualidade de vida da sociedade cearense, no meu caso, pelos 39 anos de exercício de uma odontologia pautada na ética, na ciência, na dedicação e no comprometimento de sempre buscar um atendimento eficiente, empático e humanizado”, declarou.
Entre as ações promovidas no âmbito da Alece, a analista apontou que o departamento odontológico conta com dentistas que atuam como Agentes Ecoa, que procuram exercer uma odontologia em consonância com a preservação do planeta, e Agentes de Proteção à Vida, que são treinados para ter um olhar mais amplo, que entendem que a saúde bucal pode impactar na saúde mental. Além disso, a Célula oferta atendimento com odontopediatras, cirurgiões, periodontistas, especialistas em ortodontia estética e em distúrbios da ATM, por exemplo.
A lista de agraciados conta com a Célula de Odontologia da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e três servidores da Casa: a dentista Raquel Moreira Veiga de Castro; a servidora do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) Elanne Mayara de Araújo Fontenele Andrade; e a cirurgiã-dentista Beatriz Philomeno Cals Carvalho. Entre os que receberam certificados da Alece, estão também as cirurgiãs-dentistas Daniele Alves de Melo, Emília Alves de Castro, Ana Patrícia de Paiva Sudário e Ana Flávia Bomfim de Melo. Além dessas, foi homenageada a primeira cirurgiã-dentista formada no Ceará, Raimunda Araújo (in memoriam).
Na mesa da solenidade, estiveram presentes ainda a coordenadora do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), Maria Aryadna Lopes Rocha, homenageada nesta tarde; a orientadora da Célula de Odontologia da Alece, Amélia Campelo; e a odontóloga e chefe do cerimonial da Prefeitura de Fortaleza, Daniele Melo.
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará






