Solenidade homenageia terreiro de candomblé mais antigo em atividade no Estado
Por Giovanna Munhoz

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na tarde desta terça-feira (08/07), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem aos 50 anos do mais antigo terreiro de candomblé em atividade no Ceará, o “Ilé Ibá Asé Kpósú Aziri”, localizado no bairro Rachel de Queiroz. A solenidade começa a partir das 17h e atende requerimento do deputado Renato Roseno (Psol).
Segundo o parlamentar, o terreiro mais antigo em atividade foi fundado em 2 de julho de 1975, por Del de Oxum e Xavier de Obaluayê, babalorixás que conduziram e zelaram pelo espaço religioso por mais de 20 anos. Desde 2000, a casa é conduzida pelo babalorixá Shell de Obaluayê, filho de Pai Del e iniciado em 2 de abril de 1978.
Na nomenclatura, “Ilé” significa casa ou morada, “Ibá” refere-se a um local de reverência, “Asé” representa a força vital e a energia divina e “Kpósú Aziri” é o nome específico do terreiro no dialeto africano.
“Além de ser uma casa matriz que originou pelo menos outras 12 casas de candomblé na região de Fortaleza, o Ilê Ibá tem, em suas origens, vivência nas práticas religiosas do culto Nagô-Vodun e, atualmente, nas práticas da nação Ketu”, assinalou.
Renato Roseno explicou ainda que mais de 200 pessoas já foram iniciadas no candomblé naquele espaço, tratando-se de um local “exemplar e capaz de congregar o patrimônio cultural afro-brasileiro”, como afirma documento da Universidade Federal do Ceará (UFC) que pede o tombamento e registro da casa religiosa.
“A casa é reconhecida por historiadores, sociólogos e antropólogos como um espaço importante para a Capital, não apenas por seus aspectos históricos, arquitetônicos, urbanísticos, culturais e antropológicos; mas também pelo significado da existência de uma casa de candomblé no bairro e sua relação com o entorno. Para a vizinhança, o terreiro funciona como um local de apoio, aberta para atender as pessoas nos ritos mais diversos”, enfatizou.
SERVIÇO
Sessão solene em homenagem aos 50 anos do mais antigo terreiro de candomblé em atividade no Ceará, “Ilé Ibá Asé Kpósú Aziri”
Data: 8 de julho, terça-feira
Horário: 17h
Local: Plenário 13 de Maio
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.807 – Dionísio Torres.
Edição: Lusiana Freire
Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará