Solenidade na Assembleia homenageia zootecnistas nesta segunda-feira
Foto: Reprodução
Texto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na próxima segunda-feira (03/07), a partir das 14h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em comemoração ao Dia do Zootecnista – celebrado em 13 de maio.
De acordo com o deputado De Assis Diniz (PT), requerente da solenidade, a data é uma alusão à aula inaugural do primeiro curso superior em Zootecnia no Brasil, que ocorreu em 1966 na cidade de Uruguaiana (RS). “E, há 54 anos, por meio da Lei nº 5.550, de 4 de dezembro de 1968, a atuação desse profissional foi regulamentada”, salienta o parlamentar.
De Assiz Diniz ressalta a importância da profissão e o caráter multissetorial dela. “A Zootecnia é uma área de conhecimento que reúne um largo espectro de campos dos saberes, no qual estão compreendidos o planejamento, a economia e a administração, assim como o melhoramento genético, a ambiência, a biotecnologia, a reprodução, a saúde, o bem-estar e o manejo de animais inseridos nos sistemas produtivos, também englobando a nutrição, alimentação, formação e produção de pastos e forragens, propiciando de forma integral, em sua área de atuação, a qualidade de vida da sociedade”, afirma.
O deputado informa ainda que, segundo a Associação Brasileira do Zootecnista (ABZ), o Brasil contava, até o início de 2021, com 35 mil profissionais formados na área e com 129 cursos de graduação e 21 mil alunos.
No Ceará, lembra De Assis Diniz, o primeiro curso foi instalado na Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no ano de 1994, seguido pelo da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2000. Depois, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) passou a ofertar a graduação nas cidades de Crateús, Crato e Boa Viagem. “Esses cursos proporcionam a formação de aproximadamente 1.000 profissionais e contam com cerca de 800 alunos”, comenta.
Fonte da Matéria:https://www.al.ce.gov.br